O que temos em comum com os outros e o que temos de diferente?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Resposta:somos comuns por várias coisas,sentimos os mesmos sentimentos ,fomos criados pelo mesmo espírito,etc...e temos muito em incomum tbm, por exemplo,alguns de nós gostamos de ser o centro das atenções,outras gostam de ser mais soltos (ser você mesmo) outros preferem ser afastados,outros sentem química entre outros ...

As principais características que nos diferenciam das outras pessoas são: gostar ou não de conversar, gostar ou não de ajudar; ser risonha ou não; ser calma ou nervosa; ser atenciosa ou não se preocupar com os outros; ser séria ou alegre; falar alto ou falar muito baixo; praticar ou não esportes; gostar de filmes ou ...

Existem ainda linhas que afirmam que os seres humanos são diferentes porque possuem capacidade de criar símbolos, como rituais de sepultamento, além da grande capacidade humana de inovação.

Resposta: A Natureza fez os homens iguais no que se refere à sua humanidade comum e diferentes no que concerne às suas especificidades e particularidades; a Sociedade, de sua parte, além de acrescentar novas diferenças, instituiu no mundo humano o reino das desigualdades.

Uma relação saudável e construtiva se baseia em valores, tais como a sinceridade, a compreensão, o afeto mútuo, no respeito, a comunicação, a entrega, a preocupação com o outro, a confiança sem limites, a paciência, a capacidade de escutar e em saber perdoar.

Resposta: a) O que as coisas têm em comum: tudo é formado de matéria, e a matéria é formada por átomos.

Por exemplo, pessoas que são da mesma turma, que são colegas de trabalho ou frequentam a mesma igreja normalmente têm muitos amigos em comum. Amigos em comum é bastante usual principalmente em cidades pequenas, cidades de interior, onde a maioria das pessoas se conhecem.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. A empatia também ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões.

As diferenças entre as pessoas (características físicas, de personalidade, etc.), entreculturas e outros podem ser consideradas como. Entretanto, representa uma forma de todos conviverem pacificamente. levando-se em conta as diferenças de cada um, sem que ninguém perca a sua.

Ter uma diferença, ser diferente, significa, de forma simples, não integrarmos uma categoria ou não apresentarmos uma correspondência com uma referência num dado processo de comparação.

O que nos une como seres humanos básicamente é a condição humana, nos une as necessidades que todos possuímos, de respirar, de comer, de beber, de amar de compartilhar e além outras questões como a fé, as crenças, tradições, valores, línguas etc.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

Somos nós, seres humanos, que perguntamos por que as coisas são do jeito que são e não de outro modo. Somos nós que criamos a Filosofia, assim como a poesia, os mitos e a religião. Por isso, nada mais justo do que a Filosofia concentrar-se, tam- bém, no ser humano e buscar entender sua essência e sua riqueza.

Na condição de seres humanos, ainda que nós existamos também como seres coletivos, nossa individualidade é grande parte de nós, e se manifesta em diversos aspectos de nossa própria existência, de forma positiva ou negativa. Esse é um dos motivos pelo qual se busca tanto a igualdade.

A diversidade é a fonte da nossa riqueza
Sair da nossa bolha, escutar a realidade do outro, conhecer pontos de vista diversos, ter contato com contextos sociais diferentes são passos importantes para a construção de uma sociedade que enfrenta seus preconceitos, acolhe a pluralidade e respeita a diversidade.

Como princípio igualitário, direitos humanos são naturais aos homens e às mulheres e dizem respeito a todo. Por isso, são direitos isonômicos. Assim, eles são direcionados a todos, sem restrição, e partem do fundamento da dignidade da pessoa humana e dos seus direitos sociais.

O que nos une é muito maior do que o que nos separa!

Um dos mandamentos deixados por Jesus (João 13:34) é o altruísmo: "amar ao próximo como a si mesmo". Apesar disso, o altruísmo não é uma atitude exclusiva de uma pessoa que segue uma religião e pode ser demonstrado por qualquer pessoa, sendo um importante valor moral.

Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.