O que tem som grave?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 2 votos

O som é grave, por exemplo, quando identificamos uma pessoa de voz “grossa” ou quando escutamos o som do bumbo da bateria, violoncelo, tuba ou mesmo do trovão ou do grilo.

Um som dito grave (do termo latino grave) é um som que possui onda de baixa frequência para a audição humana. Geralmente, sons abaixo de 300 hertz são considerados graves.

Os graves, são os sons mais grossos, pesados, que causam mais impacto na música, como um bumbo de bateria, um baixo e/ou contrabaixo.

Grave: o trovão durante epocas de chuva; Forte: o som de corujas em epoca de acasalamento; Fraco: o som de uma chuva fina.

Geralmente sons acima de 5 kHz (kilohertz) são considerados agudos. Sua propagação tende a ser mais direcional, devido ao curto e pequeno comprimento de onda, diferente dos sons graves, que tendem a se propagar omnidirecionalmente.

Agora um com característica aguda: (gato, pássaro, etc…)

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

A mesma coisa se repete com o Médio (Mid) na Frequência de 2.5KHz e o Grave (Low) em 80Hz.

Em termos de notas, o Baixo possui o alcance de graves maior que o da guitarra pois suas cordas são afinadas uma 8ª abaixo. Ou seja, as 4 cordas que o Contrabaixo tem, E A D G (Mi, Lá, Ré e Sol), são as mesmas 4 cordas mais graves (ou grossas) de uma guitarra ou violão, só que afinadas uma 8ª abaixo.

O som é grave, por exemplo, quando identificamos uma pessoa de voz “grossa” ou quando escutamos o som do bumbo da bateria, violoncelo, tuba ou mesmo do trovão ou do grilo. Médio, quando a voz não é “grossa” e nem “fina”, ou quando as pessoas estão reunidas conversando.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

Sendo que, os graves, são frequências mais baixas, entre 20 e 300 Hz; os médios, são frequências intermediárias entre os graves e os agudos, indo de 300 a 5 kHz (5 mil Hertz); e os agudos, são as frequências mais altas, indo dos 5 kHz aos 20 kHz.

Exemplos de sons fracos: som das asas de uma mosca, do tic-tac de um relógio, do caminhar de uma pessoa, etc.

A altura é uma característica associada à frequência do som que permite classifica-lo e grave ou agudo. Os sons de alta frequência são aqueles mais altos e os de baixa frequência são os sons mais baixos. Os sons de baixa frequência são considerados grave, já os sons de alta frequência são os considerados agudos.

Os golfinhos e os morcegos, por exemplo, emitem ultrassons, que são mais agudos que o ouvido humano é capaz de ouvir. Já as baleias e os elefantes emitem sons graves, os infrassons, que o nosso ouvido também não é capaz de ouvir.

Contrabaixo

Contrabaixo O contrabaixo é o maior e mais grave instrumento da família das cordas friccionadas. Com quatro cordas afinadas em intervalos de quartas perfeitas, tem uma amplitude intervalar de cerca de três oitavas e constitui muitas vezes a base, o suporte e o fundamento harmónico e rítmico da estrutura musical.

Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave. Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello.

O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

A voz grave é emitida por cordas vocais mais encurtadas, enquanto a voz aguda é emitida com as cordas vocais mais alongadas. Portanto, os exercícios que visam tornar a voz mais grave trabalham os músculos que são responsáveis por encurtar as pregas vocais. Esses exercícios têm como objetivo o abaixamento da laringe.