O que tem sido feito pelo bloco Alba?

Perguntado por: rsilveira9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Dentre outros objetivos da ALBA está ainda o de dar preferência às empresas pequenas e médias, além de considerar que os países desenvolvidos deveriam financiar todo o processo e, por fim, estabelecer os fundamentos no princípio da solidariedade.

Atualmente a ALBA-TCP é composta por sete países, dos quais alguns possuem governos de cunho socialista. Além de Venezuela e Cuba, permanecem no bloco: Nicarágua, Bolívia, Dominica, Antigua e Barbuda e São Vicente e Granadinas.

ALBA — Alternativa Bolivariana para as Américas
Nota Explicativa: Contraponto à ALCA, reúne 32 países da América Latina e Caribe, com vistas a acabar com a pobreza dos mesmos.

O bloco foi criado com a intenção de estabelecer uma integração regional da América Latina. Tendo isso em vista, um dos principais objetivos foi a criação de um mercado comum para possibilitar a livre circulação de bens, serviços e mecanismos de produção entre os países-membros.

Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.

A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado. Na atual economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros.

Fundada em 1989, pelo Tratado de Canberra a APEC foi oficializada em 1993 e pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Trata-se de uma associação econômica aberta, o que descarta a idéia de uma união ou de uma comunidade.

A Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), foi criada em 14 de dezembro de 2004, em Havana, onde Hugo Chávez e Fidel Castro firmaram a Declaração Conjunta fundacional. A este processo, posteriormente se integrariam a Bolívia, em abril de 2006, e a Nicarágua, em janeiro de 2007.

A filmagem dos 13 episódios de 'Alba' foram realizadas durante quase 6 meses em locações na Comunidade de Madrid, Villajoyosa (Alicante) e outras cidades da Costa Blanca na Espanha.

Blocos Econômicos da América Latina

  • ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas)
  • ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)
  • MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)

Várias são as vantagens para um país de se integrar a um bloco, como a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias e a garantia de desenvolvimento do comércio interno e externo. Por outro lado, algumas desvantagens emergem, como o impedimento de algumas parcerias comerciais.

São Países-Membros da CAN: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Os países que integram a Alca são: Antígua e Barbuda, a Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, a Bolívia, o Brasil, o Canadá, o Chile, a Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, o Equador, os Estados Unidos, Granada, a Guatemala, a Guiana, o Haiti, Honduras, a Jamaica, o México, a Nicarágua, o Panamá, o Paraguai, o ...

O Mercosul foi criado em 1991 pelo Tratado de Assunção, tendo como membros fundadores Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esse tratado estabeleceu um modelo de integração entre os países com a lógica de mercado comum, isto é, livre circulação de bens, serviços, pessoas, informações e mercadorias.

O Regime de Origem da ALADI é mais flexível que o do MERCOSUL, pois permite que os produtos tenham 50%, no mínimo, de conteúdo nacional para todos os países, exceto para os de menor desenvolvimento econômico, que poderão ter 40%.

Dificuldades para a Integração
Assim, tendem a ver seus parceiros latino-americanos como sócios menores para alcançar seus objetivos comerciais. Também a falta de verbas para obras de infraestrutura que a região necessita resulta no encarecimento de transporte das mercadorias.

Alguns projetos da Comunidade Andina já foram postos em prática, entre eles o acesso da população a qualquer país membro sem a necessidade de visto, na condição de turista. A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) tem como principal objetivo integrar a Comunidade Andina e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

União Europeia

União Europeia
Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. É também o bloco econômico mais antigo, pois começou a se formar ainda na II Guerra Mundial, nos anos 1940, com o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) é um bloco econômico denominado por um acrônimo que indica as iniciais, em inglês, dos três países norte-americanos que o compõem. O atual USMCA reúne os mesmos países-membros do antigo Nafta e detém objetivos econômicos similares.