O que tem por trás de uma pessoa controladora?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Em geral o que está por trás desse tipo de comportamento manipulador é a deficiência que a pessoa possui em não encontrar atenção para si, motivada pela baixa autoestima e insegurança. A maioria das pessoas controladoras possuem as características acima citadas e costumam detectar os pontos fracos das vítimas.

Então siga estas dicas:

  1. Adquira autoconfiança. Por incrível que pareça pessoas controladoras são inseguras e, por isso, têm pavor de perder o controle sobre as pessoas e situações. ...
  2. Equilibre a sua ansiedade. ...
  3. Reconheça que o controle é uma ilusão. ...
  4. Cuidado com as manipulações. ...
  5. Respeite o outro.

Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima. Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele.

As personalidades controladoras também podem causar problemas para os líderes. As pessoas manipuladoras que se reportam a você podem querer o seu trabalho ou sentir que podem fazê-lo melhor que você. Desta forma, manipuladores podem ignorar as suas instruções ou atacar você na frente da equipe.

As perguntas as irritam, pois elas preferem estar no controle dos questionamentos sempre. Tome cuidado, pois perguntas demais podem fazer com que a outra pessoa pense que precisa de ajuda para tomar todas as decisões. Com o tempo, ela fará com que você duvide de suas próprias capacidades de decisão.

O comportamento controlador manifesta-se em ações que parecem sufocantes – como, por exemplo, o seu parceiro checar o seu celular ou o computador para saber onde você está, e suspeitar dos seus amigos, colegas de trabalho, ou até mesmo membros da família. Em casos severos, isso pode levar ao abuso.

As pessoas que quererem ter o controle de todas as situações vivem um dilema interno consigo mesmas, pois estão sempre frustradas por não terem suas expectativas atendidas.

Segundo Banaszewski, o primeiro grande passo para deixar de ser controlador é admitir a condição de manipulador. “Quem admite que é controlador e procura a ajuda de um especialista qualificado está a meio caminho da superação”, salienta o psicólogo.

Diga a si mesmo que está no controle da situação.
A escolha é sua. Muitas pessoas simplesmente aceitam a personalidade controladora dos outros, mas você pode evitá-los. Se tiver parentes assim, por exemplo, não compareça às reuniões de família se eles estiverem presentes. Não se deixe ser a vítima.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Em termos gerais, a pessoa bipolar exige muito esforço, persistência, firmeza, tolerância e sabedoria daqueles que com ela convivem. Costumam ser altamente manipuladores, desfiguradores de situações, direcionando-as a seu favor. O que não pode acontecer é você abrir mão da sua essência.

Muitos implicantes são assim porque não estão bem com elas mesmas, e não por falhas suas. Se você responder às implicâncias delas com irritação ou implicância também, as coisas só irão piorar.

A necessidade de controlar está muitas vezes ligada à necessidade de acalmar a ansiedade. Pessoas controladoras têm dificuldade para sossegar diante de uma situação complicada porque não conseguem abandonar a ideia de que precisam estar a par de tudo. Elas se sentem mais seguras com a ilusão do controle.

Há principalmente 5 tipos básicos de controladores usados largamente na industria. São eles: Controle ON-OFF; Controle Proporcional ou P; Controle Proporcional e Integral ou PI; Controle Proporcional e Derivativo ou PD; Controle Proporcional, Integral e Derivativo ou PID.