O que tem no XML?
Quais informações devem constar no XML NF-e
- Dados da NF-e: modelo, série, número, data de emissão, data de saída/entrada e valor total.
- Dados do emitente: nome e razão social, CNPJ, endereço, inscrição estadual e código do município da ocorrência do fato gerador do ICMS.
Como é uma nota XML?
O XML de nota fiscal é o arquivo transmitido para a SEFAZ assim que o documento é emitido, e tem sua validade jurídica garantida pela assinatura digital. Além do arquivo XML, também existe um PDF auxiliar, o DANFE.
Como é gerado o XML da nota fiscal?
Como gerar o XML da NF-e? Para gerar o arquivo XML nota fiscal é necessário utilizar um software de emissão de nota fiscal eletrônica e ter autorização para emitir notas. Assim, é preciso solicitar uma autorização na Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado onde a empresa atua.
Qual é a estrutura de uma nota fiscal?
Nota Fiscal Eletrônica: dia e horário da emissão, modelo, número e série, além do valor total; Emitente: Identificação básica (Nome, CNPJ, Razão Social), endereço (Inscrição Estadual, e código do município para cálculo do ICMS);
O que é XML para que serve?
Extensible Markup Language (XML) é uma linguagem de marcação recomendada para a criação de documentos organizados hierarquicamente. O arquivo XML é uma representação gráfica que obedece os critérios de escrituração fiscal para a NF-e.
Quem emite o XML?
Para emitir NF-e no formato XML, você precisará de um software específico para esse fim, devidamente credenciado pelo órgão fazendário, além de um certificado digital válido. É possível gerar XML de nota fiscal por meio de um emissor gratuito oferecido pela Sefaz ou prefeitura (caso seja uma nota fiscal de serviço).
Quais os tipos de XML?
A linguagem do esquema XML tem mais de 40 tipos de dados internos, incluindo numérico, strings, hora, XML e binário. Esses tipos de dados são denominados tipos simples. Eles contêm texto, mas nenhum outro elemento e atributo.
Qual a diferença de XML e NF?
O arquivo XML é o formato padrão para registro das informações da NF-e, ou seja, ele é a nota fiscal de fato. O layout utilizado no documento é padronizado em todo o território nacional e é preciso utilizar softwares específicos para ler seu conteúdo e converter em outros formatos como PDF.
Qual a diferença entre DANFE e arquivo XML?
Traduzindo: Linguagem Extensível de Marcação Genérica e, assim como o . doc dos documentos em Word, trata-se do nome dado a sua extensão. Já o DANFE significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica, sendo simplesmente uma representação gráfica da NF-e e, por isso, funciona como um documento auxiliar.
O que é XML e DANFE?
Daí então nasceu o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE, que reproduz as principais informações que constam no respectivo arquivo XML. Em regra, o DANFE é gerado em um arquivo PDF e costuma acompanhar o arquivo XML por e-mail sempre que emitimos ou recebemos uma nota fiscal eletrônica.
Como transformar o PDF em XML?
Veja como converter PDF para XML com o PDFelement.
- Passo 1. Abra um arquivo PDF com o PDFelement. Clique em Converter > Para Excel.
- Passo 2. Na janela Salvar Como, selecione XML na opção de tipo da janela Salvar Como.
- Passo 3. Clique em Salvar. O arquivo PDF será salvo no formato XML.
Quais são os 4 pilares de uma nota fiscal?
Para que os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal sejam alcançados, ela se fundamenta em quatro pilares: o planejamento, a transparência, o controle e a responsabilidade.
O que deve constar na nota fiscal eletrônica?
Quais dados devem constar na Nota Fiscal? No preenchimento, alguns dados são sempre pedidos, como o nome da empresa, a razão social, o CNPJ, a natureza da transação, a descrição dos produtos ou serviços. A data e a hora são essenciais também.
O que a nota fiscal gerada deve conter?
O que é uma Nota Fiscal?
- dados da empresa;
- data e horário da operação;
- descrição das mercadorias;
- total a ser pago;
- forma de pagamento;
- local onde a venda for realizada.
O que o contador faz com XML?
A emissão do XML nota fiscal facilita a contabilidade das empresas, bem como a auditoria por parte do governo (Secretaria da Fazenda) para acompanhar as transações realizadas. Como o documento é o arquivo digital da nota fiscal, é através dele que as vendas são comprovadas.
Qual a vantagem do uso de XML?
A linguagem XML permite que os dados sejam facilmente categorizados ( autor, título, assunto, etc ), permitindo que a aplicação final realize uma consulta mais consistente.
Como utilizar o XML?
A XML pode ser usada para Compartilhar Dados
Como os dados em XML são armazenados em formato de texto puro, a XML provê um meio independente de software e hardware para compartilhar dados. Isto torna muito mais fácil criar dados com os quais diferentes aplicações podem trabalhar.
Como mapear um arquivo XML?
Mapear elementos XML
- Clique com o botão direito do mouse nos elementos selecionados e clique em Mapear elemento.
- Na caixa de diálogo Mapear elementos XML, selecione uma célula e clique em OK. Dica: Você também pode arrastar os elementos selecionados para o local da planilha onde deseja que eles apareçam.
Como podem ser utilizados os arquivos XML e para quais finalidades?
O XML, sigla para eXtensible Markup Language, é um tipo de linguagem de marcação que define regras para codificar diferentes documentos. É muito utilizado para a criação de Notas Fiscais Eletrônicas, também chamadas de NF-e, por armazená-las e ainda garantir uma assinatura digital.