O que tem no fusível?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração. O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho.

Porta Fusível: onde o fusível é encaixado. Fusível: è o invólucro da liga fundível e trabalha encaixado no porta fusível. Quando a corrente ultrapassa o valor da capacidade do fusível, a liga fundível se rompe, interrompendo a alimentação do circuito elétrico.

Os fusíveis podem ser classificados como rápidos ou retardados e isso depende do tempo de atuação de cada um. Os fusíveis retardados são mais usados para a proteção de motores por causa do pico de corrente que ocorre na partida.

Partindo do comportamento elétrico do fusível, podemos dizer que se ele estiver bom, deve apresentar uma baixa resistência, uma resistência praticamente nula, com continuidade para a corrente, enquanto que um fusível queimado ou aberto não deixa passar a corrente, ou seja, tem uma resistência infinita.

Um fusível foi patenteado por Thomas Edison em 1890 como parte de seu sistema de distribuição elétrica.

Os fusíveis conhecidos como NH são de ação retardada. Os fusíveis conhecidos como DIAZED podem ser de ação rápida, para operação em circuitos sem picos de corrente, e de ação retardada para circuitos com corrente de pico menor que 200 A.

Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes. Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes.

Os disjuntores protegem as casas e os equipamentos contra sobrecargas de energia e curtos-circuitos, enquanto os fusíveis protegem apenas contra sobrecargas de energia.

O fusível de vidro funciona permitindo determinada passagem de corrente pelo seu filamento metálico, onde sempre que corrente for superior a correte nominal, o filamento se romperá, independido que a energia elevada atinja os demais componentes, sendo considerado um dispositivo de segurança.

Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.

Os elos fusíveis são parte extremamente importantes na proteção de um sistema de distribuição de energia elétrica, extinguindo os efeitos da ocorrência de curtos-circuitos e sobrecargas que podem causar sérios danos aos componentes da rede elétrica.

Os fusíveis de grande amperagem e tamanho – como 40, 50,60, 70 e até de 100 – são normalmente usados para proteger circuitos mais fortes, como o alternador, injeção eletrônica, sistema de arrefecimento, etc.

Finalidade: Utilizado em chave fusível para proteção de equipamentos e ramais das redes de distribuição de energia. Desenvolvido para proteção contra sobrecargas e interrupção de correntes de alta intensidade, disponível na curva “H” para redes de distribuição.

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Eles não têm um prazo de validade, mas sua vida útil acaba quando há sobrecarga de eletricidade e eles se rompem. Neste caso, basta trocar o fusível danificado por um novo. Como saber qual fusível está danificado?

Fique atento para um detalhe: jamais coloque um fusível com amperagem maior que a indicada pelo fabricante do veículo. Em caso de sobrecarga de energia, o componente não se romperá e isso pode provocar superaquecimento da fiação e até mesmo um incêndio.

Para impedir que o sistema elétrico do veículo seja danificado por meio de curto-circuito ou sobrecarga, todas as funções e componentes elétricos estão protegidos por uma série de fusíveis. Procure no diagrama de fusíveis para localizar o fusível.