O que tem no espaço abaixo da Terra?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo.

A Federação Aeronáutica Internacional (FAI), que monitora os padrões e registros astronáuticos e aeronáuticos, também define o início do espaço a cem quilômetros de altitude.

O que faz a Terra girar? Na verdade, o nosso planeta, assim como os demais planetas solares, só gira porque não existe nenhum tipo de força ou resistência capaz de parar a sua rotação, que se perpetua.

Limite oficial
E isso existe: é a chamada Linha de Kármán. A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) estabeleceu que para a aeronáutica vale tudo o que acontece abaixo dos 100km de altura e acima disso é coisa de astronauta.

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre.

A hipotética situação de o planeta parar de girar, ou seja, da Terra parar de realizar o movimento de rotação, é um mistério para os cientistas, que não sabem ao certo quais seriam as reais consequências da situação para os seres vivos. No entanto, uma coisa eles têm certeza: seria uma catástrofe.

A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

Se você estiver solto no espaço sem um traje espacial, seu corpo será terrivelmente queimado pela radiação cósmica.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.

Como não dá para medir (nem pesar) o Universo inteiro, os astrônomos calcularam a densidade de partes conhecidas e a assumiram como representação de todo o espaço. Como os valores alcançados eram até cinco vezes menores do que o tal 0,00188 g/cm3, a conclusão inicial é de que o Cosmos é infinito.

Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

Resposta na lata: tudo sairia voando! “É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

Os dias e as noites do nosso planeta são definidos pelo movimento de rotação que a Terra faz em torno de seu próprio eixo, certo? É bem aqui que está um detalhe importante: este movimento de 360º não leva 24 horas exatas para ser feito, mas sim 23 horas e cerca de 56 minutos.

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

O sétimo céu é formado por uma luz divina que não há palavras que podem descrever.

azul

O céu é azul porque a luz solar é difratada pela atmosfera, onde a faixa do espectro eletromagnético de cor azul, de menor comprimento de onda, se dispersa nas partículas dos gases que a compõem. Desta forma, percebemos a luz azul em maior intensidade em relação as outras.