O que tem no emulsificante para sorvete?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O emulsificante para sorvete mais utilizado é a lecitina de soja (natural) e os monoglicerídeo/diglicerídeo (industrializado). Você pode encontrar esse ingrediente na maioria das lojas de suprimentos para panificação e fornecedores de produtos para a fabricação de sorvetes.

A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em alguns produtos, usa-se a gema do ovo para melhorar a textura, contribuindo para o enriquecimento do produto final.

A lecitina é o principal emulsificante natural. Você pode obter ela através da gema do ovo e de diversas fontes de óleos vegetais. Você vai encontrar com mais facilidade o óleo de soja (que tem 2 a 3% de lecitina). A gema, como é rica em gordura, acrescenta bolhas de ar à emulsão quando você bate.

Emulsificantes Naturais

  • Ovos.
  • Lecitina de Soja.
  • Goma arábica.
  • Goma Xantana.
  • Agar-agar.

Os emulsificantes são substâncias, principalmente derivadas de gorduras ou ácidos graxos, com a habilidade de modificar as propriedades de superfície de sólidos ou líquidos. ácidos graxos saturados ou insatura- dos, podem ser usados para o preparo de misturas de monoglicerídeos sóli- das, plásticas ou líquidas.

Emulsificante Arcólor, não possui nenhuma matéria prima de origem animal, não contem leite, soja ou ovos, trigo, milho, aveia, latéx, banana, os estabilizantes e emulsificantes utilizados são de origem química (polisorbato e o conservante sorbato) ou vegetal (mono e diglicerideos de ácidos graxos = contem gordura ...

O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.

CARESTAB

O melhor estabilizante de sorvete é o da LINHA CARESTAB®, exclusiva da CHEMCARE, que apresenta as melhores soluções para a indústria alimentícia.

Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.

– Na hora do preparo, sempre escolha ingredientes frescos e de qualidade. – O leite tem gordura, mas, se você estiver procurando por mais cremosidade, é preciso adicionar ainda mais gordura na receita: creme de leite, leite de coco e até gemas de ovo podem ajudar a deixar o sorvete bem macio. – Experimente!

Para conseguir a cremosidade necessária use creme de leite, leite de coco e até mesmo gemas na lista de ingredientes. Isso irá garantir que o sorvete ganhe a cremosidade necessária e fique na textura perfeita.

Para quem ainda não conhece seus benefícios, os emulsificantes atuam na consistência, maciez, leveza e rendimento da receita.

Lecitina – Do ponto de vista da tecnologia de alimentos, os fosfolipídios são uma das principais classes de emulsificantes e de maior funcionalidade e utilização na indústria.

  • LECITINA DE SOJA.
  • ÉSTER DE GLICEROL ALIMENTÍCIO.
  • GOMA-XANTANA.
  • GOMA-GUAR.
  • GOMA-CARRAGENA (carragena) (carragenina)
  • ALGINATO.

Esse processo recebe o nome de cristalização e acontece, por exemplo, quando o produto não é congelado rápido o bastante ou quando há algum problema na receita e no método de armazenamento. De todo modo, não se preocupe tanto: muitas pessoas que costumam fazer sorvete em casa passam por isso.

Esse produto é composto pelos seguintes ingredientes: açúcar, amido, estabilizantes goma guar (INS 412), carboximetilcelulose sódica (INS 466) e goma xantana (INS 415).

Fazer emulsão dá trabalho. É preciso bater bem para reduzir ao menor volume possível os líquidos que se quer misturar, mas o mais importante é garantir qual líquido terá a “fase contínua” -- ou seja, qual será o líquido preponderante onde ficarão dispersas as partículas do outro.

É um aditivo que promove a elasticidade, melhora a textura e dá maciez à massas. O seu uso mais conhecido é no preparo de sorvetes, mas você pode utilizar também em receitas de bolos, panetones, glacês, recheios e até mesmo chantilly.

Sem os emulsificantes, o sorvete teria uma textura granulada e derretia rapidamente.

Para cada litro de calda de geladinho gourmet, recomenda-se o uso de 10 à 30 g tanto de Emulsificante quanto de Liga Neutra Saborama. A Liga Neutra Saborama pode ser adicionada aos demais ingredientes da receita, enquanto o Emulsificante Saborama, deverá ser acrescentado e batido por último.