O que tem no dente do tubarão?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Sabe-se que os dentes dos tubarões têm esmalte composto por fluorapatite, um mineral muito duro.

Sabemos que alguns dentes de tubarões serviram como instrumentos para cortar, raspar ou perfurar, uso que poderia desgastar o serrilhado das laterais, como observado na imagem. Sabemos hoje que estes dentes de tubarão foram utilizados também como pontas de flecha.

Os três mil dentes do tubarão-branco
Além da silhueta impressionante, o que mais apavora as pessoas são os três mil dentes triangulares, serrilhados e muito afiados, de 7,5 centímetros de altura, inseridos nas maxilas em fileiras um pouco inclinadas para dentro.

Nas águas do Mediterrâneo, eles acharam um tubarão sem pele e sem dentes. Vivo. A fêmea é da espécie Galeus melastomus, conhecida popularmente como tubarão-gato-de-boca-negra.

Tubarão-branco — 3 mil dentes
Afiados, eles crescem em fileiras nas mandíbulas e continuam a amadurecer ao longo da vida.

Segundo a pesquisa, um grande tubarão branco (por exemplo, de 6,4 metros e 3324 quilos) poderia atingir uma força de mordida de 1,8 tonelada.

Os dentes são feitos de cálcio, fósforo e outros minerais. A diferença é que os ossos, além disso tudo, também contém bastante colágeno.

Atualmente, a teoria mais popular é que o reflexo age como um mecanismo “fingindo de morto”, dissuadindo uma predação potencial.

No Brasil existem cerca de 80 espécies, dentre eles o tubarão branco, um dos mais raros.

tubarões-lixa

Os tubarões-lixa têm ampla distribuição e é considerada uma espécie ovípara.

Os predadores (como os tubarões) alimentam-se de outros peixes, e por isso acumulam os metais agregados pelas suas presas. O risco de consumo agrava-se sobretudo em crianças e mulheres grávidas ou em processo de lactação, uma vez que o sistema nervoso em desenvolvimento é particularmente sensível ao MeHg.

O maior dente de megalodon encontrado no estado da Carolina do Sul, com cerca de 16,5 cm, foi vendido em um leilão em 2019 por US$ 2,6 mil (aproximadamente R$ 14,5 mil), mais de cinco vezes o valor esperado. "O dente tem só uma marca na lateral, mas é normal.

Devido a sua grande concentração de colágeno é capaz de reduzir as inflamações articulares, melhorando a mobilidade e regenerando a cartilagem, contém minerais, cálcio, fósforo, aminoácidos e proteínas que auxiliam a reduzir os níveis de colesterol.

tubarão-de-cabeça-chata

Um estudo de cientistas de uma universidade da Flórida, nos Estados Unidos, concluiu que o tubarão touro (também conhecido como tubarão-de-cabeça-chata) tem a mordida mais forte entre as espécies de tubarão.

Tubarão-branco
De acordo com o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões, do Museu de História Natural da Flórida (EUA), o grande tubarão-branco (Carcharodon carcharias) aparece como o principal causador de ataques letais contra os seres humanos.

O Dwart Lantern Shark retirou o posto do Tubarão-anão, antes considerado o menor do mundo. Essa espécie mede pouco mais de 20 centímetros e, mesmo pequena, é conhecida pela sua agressividade.

Em uma investigação, descobriram uma espécie da família do tubarão-martelo, o tubarão-de-pala, que tem alimentação vegetariana, ingerindo apenas ervas marinhas. Tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com dentes afiados e sentidos apurados.

rêmoras

O exemplo mais conhecido de comensalismo é o do tubarão e das rêmoras. Esse último peixe fica fixado no corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de alimento que saem de sua boca. Além de conseguir alimento, a rêmora ainda consegue uma carona.

20 – 30 anos