O que tem nas águas termais?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, ou seja, com cerca de 36,5°C e 37,5°C, e, em alguns casos, podem ser muito mais altas do que isso.

As águas termais hidratam a pele e devolvem sais minerais fundamentais que perdemos durante a transpiração. Ou seja, revigoram o corpo trazendo uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Ah, é outra coisa super importante: água termal É ÁGUA! Não tem perfume, não tem adição de produtos químicos. É só água mesmo - e você pode, inclusive, beber! É isso mesmo!

As nascentes termais surgem pela atividade de vulcões ou pela circulação natural da água, quando a água infiltra e percola camadas de terra ricas em sal ou minerais, aquece em grandes profundidades e chega à superfície.

Ela explica que água termal é um tipo especial de líquido subterrâneo enriquecido por minerais vindos das rochas. Sendo assim, não há apenas um tipo, variando conforme a origem da água com a qual cada laboratório trabalha e as características geológicas das rochas por onde o líquido passou.

Como usar água termal? De acordo com a dermatologista Fernanda Seabra, a água termal pode ser usada várias vezes ao dia: ao acordar, antes de dormir, quando quiser revigorar a pele ou se refrescar. Basta borrifar a água a uma distância de 20 cm sobre a pele.

Eu sempre compro a de 50 ml para deixar na bolsa e a de 150 ml para deixar em casa. A que fica em casa é a que eu uso todo dia (2x ao dia no rosto– manhã e noite) e ela dura cerca de 3 meses. A que fica na bolsa, dura bastante, pois praticamente só uso no verão.

Ela é originária de fontes termais e possui um pH neutro ou alcalino, ao contrário da água que consumimos, que tem um pH ácido.

Como se formam as fontes termais? Quando chove, ao invés das águas escorrerem para rios, oceanos e lagos, elas se infiltram no solo. Conforme elas descem, esquentam com o calor natural do planeta. Em determinado momento, a pressão fica muito forte e todo esse líquido encontra uma forma de voltar para a superfície.

Águas termais são águas subterrâneas aquecidas naturalmente entre 37 e 50 graus e que têm inúmeros benefícios comprovados cientificamente, dentre eles, um efeito anestésico que alivia a dor. Quem prova o banho pela primeira vez, tende a repetir a experiência.

A água da chuva que não escoa para rios, lagos ou oceanos, nem é consumida pela vegetação, vai se infiltrando na terra, abrindo caminho entre os grãos do subsolo e as pequenas rachaduras nas rochas. À medida que desce, essa água vai esquentando devido ao calor natural do nosso planeta.

Os benefícios do uso de água termal são muitos. Usada com regularidade na rotina de cuidados com rosto e corpo, ela hidrata, tonifica e refresca a pele. Sua ação antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Os benefícios da Água Termal são inúmeros: possui ação antioxidante, calmante (proporciona alívio pós-procedimentos como peeling, barbear e depilação), refrescante, protege a pele das agressões diárias, hidrata, auxilia em casos de dermatite, psoríase, ameniza a sensação após queimaduras solares e suaviza irritações e ...

Independentemente do seu tipo de cabelo, aposte na água termal para trazer brilho e maciez, além de reduzir o frizz do dia a dia.

Nós explicamos: a água termal brota das rochas a uma temperatura elevada. Isso ocorre graças ao fenômeno da geotermia – calor armazenado na crosta terrestre formado por rochas de quartzito – ocasionando calor e transparência cristalina às àguas.

A poluição termal ou térmica ocorre quando há o descarte nos corpos receptores de grandes volumes de água aquecida usada no arrefecimento de uma série de processos industriais. A poluição termal ou poluição térmica ocorre mais comumente nas águas, mas pode ocorrer também no ar, conforme falaremos mais adiante.

Como usar a água termal
A aplicação da água termal deve ser feita por meio de borrifadas a uma distância de 20cm da pele. Não é necessário agitar o frasco.

Depois do banho de vapor, passava-se a um banho morno de imersão no tepidarium, cuja água também era aquecida pelo forno do hipocausto, ou por um sistema a parte.