O que tem na sala de expurgo?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Sala de utilidades ou expurgo: Ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizadas na assistência ao paciente e também poderá ser utilizado para a guarda temporária de resíduos.

Expurgo, na construção civil, refere-se ao material indesejado e imprestável retirado do canteiro de obras durante os trabalhos preliminares de limpeza.

Mas o que é um expurgo hospitalar? Trata-se de um equipamento fundamental para o funcionamento de um ambiente hospitalar com segurança. É utilizado para o descarte correto de sangue e derivados, secreções, fluídos ou materiais oriundos de cirurgia ou do atendimento ao paciente de qualquer unidade de saúde.

1. Expurgo: Destinado ao descarte de material biológico e lavagem dos utensílios. Deve ter área mínima de 4,8 m² e parede mínima de 2,20 m. Prever uma pia com bancada, lavatório de mãos e cone de despejo.

Lavar com água e sabão neutro, desinfetar com álcool 70% e conferir os utensílios no expurgo. Utensílios com defeito devem ser encaminhados à manutenção. desinfetado ao CME.

A estrutura do CME deve ser organizada de forma que o processamento dos produtos siga um fluxo contínuo, direcionado da área suja para a área limpa.

Revisar e selecionar os materiais, verificando suas condições de conservação e limpeza; • Preparar, empacotar ou acondicionar os materiais e roupas a serem esterilizados; • Encaminhar o material para esterilização devidamente identificado.

O expurgo é uma das etapas da Central de Materiais e Esterilização. Inclusive, é nele que todo o processo de higienização começa, contribuindo para que seja feito com qualidade. O expurgo CME é um equipamento normalmente confeccionado em aço inox.

O expurgo hospitalar é um equipamento indispensável em qualquer ambiente da saúde. Ele deve ficar localizado nas salas destinadas ao descarte e à descontaminação, as quais devem existir nestes locais.

O tempo mínimo de exposição das pragas à fosfina deve ser de 120 horas, sendo que abaixo de 10 o C de temperatura e inferior a 25 % de umidade relativa do ar não é aconselhável usar fosfina, pois o expurgo será ineficaz.

O Expurgo de Grãos da Desinservice é feito através da recirculação de fosfina, método sem contaminação que age nas pragas em todas as fases do seu ciclo de vida (ovo, larva, pupa e adulto). O serviço é realizado utilizando o medidor de concentração de fosfina, o que garante a eficácia do tratamento.

O expurgo ou fumigação é uma técnica empregada para eliminar as pragas que estão acondicionadas em silos, armazéns e sacarias tais como: Gorgulho dos cereais (Rhyzopertha dominica); Gorgulhos do arroz e milho (Sitophilus oryzae e Sitophilus zeamais);

O DML (depósito de material de limpeza com tanque) é definido como "sala" (ambiente fechado) enquanto que o EXPURGO ou SALA DE UTILIDADES é definido como "área" (ambiente aberto).

O gás que é utilizado no expurgo deve ser liberado ou introduzido no interior do lote de grãos e/ou sementes. Com isso, qualquer saída ou entrada de ar deve ser vedada com materiais que sejam apropriados, como a lona confeccionada com material especial para retenção do produto químico.