O que está escrito na porta do inferno?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 19 votos

O portão do inferno de Dante tem a famosa inscrição "abandone toda esperança aquele que por aqui entrar".

No círculo mais profundo do Inferno, o 9º e último círculo, Dante se depara com a alma dos traidores, pois segundo sua concepção filosófica, a traição seria o pior dos pecados. Lá Dante encontra os traidores do próprio sangue (os parentes), os traidores da Pátria, e os traidores de seus benfeitores.

Primeiro círculo – o Limbo
É destinado aos pagãos virtuosos e aos não batizados, àqueles que morreram antes da vinda de Jesus Cristo, suas almas vagam pela mais completa escuridão, o que representa a não iluminação das mentes que não conheceram o Evangelho e seus ensinamentos.

Dante Alighieri, tanto no Convívio (1304) como no De Monarchia (1312-3), defende o exercício intelectual como um valor que o sujeito deve possuir para exercer uma das duas beatitudes que possui: a beatitude terrestre e a beatitude celeste.

Cratera de Darvaza

Bem-vindo à "Porta do Inferno".
É assim que é conhecida a Cratera de Darvaza, localizada no norte do Turcomenistão, uma ex-república soviética, na Ásia Central.

Johnny Blaze

Johnny Blaze é o rei do inferno, a última linha de defesa contra as hordas demoníacas tentando escapar e os senhores de outras regiões infernais que almejam seu trono, incluindo uma certa rainha maligna de seu passado!

Nono Círculo: Traidores
É aqui que reside Lúcifer, o traidor de Deus. O último círculo do Inferno abriga os pecadores mais imperdoáveis: traidores. É lá que fica o lago Cocite, que está congelado e é formado pelas lágrimas dos condenados e pelos rios do inferno que nele desaguam.

Depois, considerando que a estimativa era que entre Jerusalém e Cuma existia uma distância de 2,7 mil quilômetros, Galileu calculou que o círculo do inferno devia contar com diâmetro de aproximadamente 5,5 mil quilômetros.

Não há registro da data exata em que foi escrita, mas as opiniões mais reconhecidas asseguram que o Inferno pode ter sido composto entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e, por último, o Paraíso, de 1313-1314 a 1321 (esta última data coincide com a morte de Dante).

A Vita Nova é o relato em prosa e verso do amor de Dante por Beatriz Portinari, escrito na primeira pessoa.

Por que ler Dante, de Eduardo Sterzi começa in medias res, como se diz em teoria literária, isto é, no meio da ação. Ação, aqui, vai no sentido literal, pois se trata da travessia de um pântano a cavalo por um embaixador, em meio a uma guerra envolvendo várias potências.

Inscrição que, no poema de Dante, se acha colocada na porta do Inferno. Fonte: Dante, Inferno, III, 9.

O volume é dividido em três atos: Inferno, Purgatório e Paraíso. E a parte que mais chocou o mundo na época, por motivos óbvios, foi a primeira.

Criado por Chris "Narby" Auty, em 1999, e introduzido no Counter-Strike 1.1, a Inferno segue em alta no FPS da Valve e segue como um dos mapas mais queridos da comunidade.

O purgatório é formado por sete círculos, que representam os sete pecados capitais: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

Na religião católica, o limbo consiste em um lugar para onde iam as crianças que morriam sem terem sido batizadas. De acordo com uma antiga doutrina da Igreja católica estas crianças não iam para o céu porque não possuíam graça batismal mas também não iam para o Inferno porque não tinham pecado pessoal.

O limbo, que vem da palavra em latim para "borda", "limite", era considerado por teólogos medievais um estado, ou lugar, reservado aos mortos não-batizados, incluindo gente de bem que havia vivido antes da chegada de Cristo.

6 – O inferno abriga criaturas fictícias
Dante vê centauros, o minotauro e o cachorro de três cabeças, Cérbero. Michelangelo inclui Caronte, o barqueiro dos rios Estige e Aqueronte que leva as almas dos pecadores para o inferno.