O que tem na mucosa?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 6 votos

As mucosas são encontradas em várias partes do corpo e revestem cavidades úmidas como a boca, bexiga e intestino. Elas ajudam na proteção e na manutenção da umidade do local, de acordo com a necessidade. A mucosa bucal é a membrana que recobre toda a cavidade oral e é constituída por tecido epitelial e conjuntivo.

A mucosa, também conhecida como túnica ou membrana mucosa, é constituída por um epitélio de revestimento associado a um tecido conjuntivo denominado lâmina própria.

A camada mucosa é a mais interna, sendo composta por um revestimento epitelial e por uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas e, não raramente, tecido linfóide.

Qual é a função da mucosa? A função da mucosa é, justamente, revestir as paredes internas do organismo que têm contato com o lado externo do corpo. Ela está presente além da boca, podendo ser encontrada nas regiões íntimas, no nariz e na entrada do sistema digestivo e respiratório.

- Mucosa de revestimento; - Mucosa mastigatória; - Mucosa Especializada.

As células mucosas possuem geralmente um formato cubóide ou colunar, seu núcleo é oval e encontra-se pressionado junto à base da célula. A célula mucosa melhor estudada é a célula caliciforme dos intestinos e trato respiratório. Esta célula possui numerosos grânulos de secreção, que se coram fracamente e contém muco.

As glândulas submandibulares produzem enzimas e glicoproteínas. As enzimas iniciam a digestão dos carboidratos e dos lipídios, e as glicoproteínas constituem o muco que lubrifica o bolo alimentar. Essas glândulas possuem células serosas e mucosas.

A cavidade oral inclui os lábios, o revestimento interior dos lábios e bochechas (mucosa oral), os dentes, as gengivas, dois terços anteriores da língua, o assoalho da boca e o céu da boca (palato duro).

Glândulas Salivares Menores
Não são encapsuladas e estão distribuídas em toda mucosa oral e submucosa. A saliva é produzida por pequenas unidades secretoras e conduzidas à cavidade oral em pequenos ductos. Geralmente produzem muco. Pode-se encontrar agregados de linfócitos associados à secreção de IgA.

Simplificando, sua mucosa oral (sim, todo mundo tem uma) é o revestimento de membrana mucosa no interior da boca, inclusive na gengiva. Uma pesquisa publicada na revista Journal of the Royal Society Interface explica que ela funciona como uma camada protetora.

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

Essa defesa é constituída por um gel mucoso que protege as superfícies mucosas. Integrada por muco, bicarbonato e fosfolipídios surfactantes, todos secretados pelas células epiteliais da área glandular e estimuladas pela gastrina, secretina, prostaglandinas E2 (PGE2) e agentes colinérgicos.

Além da função de separação e proteção, a mucosa também pode atuar em funções de absorção (mais intensa em órgãos dedicados à absorção e que têm células epiteliais ricas em microvilos como o Page 4 epitélio do intestino, dos túbulos dos néfrons dos rins, etc), secreção (presença de glândulas na lâmina própria e/ou na ...

A camada interna da muscular mucosa consiste de fibras circulares, enquanto as fibras da camada externa se encontram dispostas longitudinalmente. A sua função é ajudar a expulsar as secreções das glândulas gástricas para o lúmen do estômago.

Continuar lendo Como se chama a mucosa?