O que tem na batata congelada?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4 / 5 5 votos

“As batatas congeladas costumam ter muitos conservantes e gorduras trans. Se você descongelar e deixar fora da geladeira, elas ainda vão demorar a estragar. Além disso, elas são também muito mais calóricas”, afirma a nutricionista Bianca Evans.

De acordo com a pesquisa, a associação ocorre por conta da acrilamida, uma substância química que surge nos alimentos ricos em amido quando preparados em temperaturas acima de 120ºC, e que aumenta o efeito de ação tóxica no corpo.

A marca campeã foi a Seara, que apresentou o melhor sabor disparado em relação às outras. O consenso dos especialistas apontou que as batata Seara têm boa crocância por fora, são macias por dentro e cor dourada uniforme após a fritura; aproximam-se muito da versão caseira.

Todas as batatas fritas preparadas com congelamento prévio passam antes por um processo rápido de fritura para facilitar o preparo na casa dos consumidores. O processo rápido e com imersão completa em óleo chega a ser mais saudável do que muitas frituras caseiras, que levam mais tempo de imersão incompleta no óleo.

Para retirar o excesso de amido, é preciso deixar as batatas cortadas de molho na água por cerca de 5 minutos ou mais. Troque a água três vezes, para se livrar do amido que fica decantado no fundo da vasilha, e espere pelo menos cinco minutos antes da próxima troca. Por fim, seque as batatas com um pano limpo.

Adicionalmente, a batata é boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6 (Tabela 2). Dentre os alimentos energéticos, a batata é o mais rico em niacina. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio.

De acordo com o site da empresa, os fornecedores fritam parcialmente as batatas cortadas, com uma mistura de óleo que contém sabor de carne. “O sabor natural da carne contém trigo hidrolisado e leite hidrolisado como ingredientes iniciais”, explica a rede.

O tubérculo também possui quantidades consideráveis de vitamina C; sais minerais, como o fósforo, cálcio e potássio; e de vitaminas do complexo B, em menor quantidade. A batata também é uma fonte importante de amido.

É mesmo mais saudável fritar na airfryer? Bem, tudo depende do que puser lá para dentro. Mas, seja o que for, as nossas nutricionistas concordam: é sempre mais saudável do que a fritura tradicional. “A fritura tradicional consiste numa imersão total do alimento em gordura.

“Uma boa dica para quem procura ter uma alimentação ainda mais saudável é consumir com a casca. Dessa forma, também ocorre a redução em seu índice e auxilia no trânsito intestinal por ser rica em fibras.”

A batata frita em azeite extravirgem tem uma maior probabilidade de prevenir o cancro, diabetes e outras doenças degenerativas do que a versão cozida. Apesar de não diminuir a quantidade de calorias e gorduras nos alimentos, os investigadores acreditam que os resultados desafiam a ideia de que todos os fritos são maus.

E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.

As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas.

Além disso, fuja daquelas batatas já prontas e congeladas. Além de ser repleta de conservantes e aditivos químicos, essa versão industrializada é frita duas vezes (uma durante a fabricação, antes de ser congelada, e outra em casa). Ou seja, o que aumenta a absorção de gordura saturada.

Dextrose: açúcar para dar cor
As batatas precisam mesmo de algo além de sal?

Elas são feitas de uma mistura composta por dois terços de água e um terço de pó de batata misturado com milho. Esta mistura é colocada em tapetes deslizantes, formando uma folha de massa maleável.

O amido é um polissacarídeo importante para os vegetais, pois é a sua principal fonte de energia. Como fontes conhecidas de amido, podemos citar a batata e o arroz. O amido é um polissacarídeo encontrado em grande quantidade na natureza e é formado por cadeias de amilose e/ou amilopectina.

Sobre a batata asterix
Em relação à textura, ela contém uma alta concentração de amidos, o que a torna excelente para aperitivos, pois fica bem sequinha, macia por dentro e crocante por fora. Resumindo, uma delícia!

Batata-asterix
Por ter uma alta quantidade de amido, sua textura é mais seca e leve, tornando-a ideal para fritura.