O que tem mais proteína frango ou tilápia?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

De acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o frango é uma das carnes mais ricas em proteínas.

No entanto, os mesmos benefícios também são vistos com carne como a principal fonte de proteína. Opte por frangos caipiras e criados soltos: eles têm mais proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e ômega 3.

Frango

Corte de carne (100 g)Quantidade de proteína (g)
Peito de frango grelhado31,8
Sobrecoxa sem pele assada29
Coxa de frango sem pele cozida26,8
Coração de galinha grelhado22,3

Enquanto cada 100 gramas do peixe contém 165 calorias, a mesma quantidade de frango traz apenas 110. Mas ambos são excelentes opções para sua dieta.

As calorias são praticamente as mesmas da coxa sem pele. Além disso, há um pouco mais de proteínas e um pouco menos de gordura. Assim, o peito de frango aparece ligeiramente à frente como a melhor alternativa.

Alto teor de proteínas
Para se ter uma ideia, 1 filé de Tilápia cru possui cerca de 115 gramas, onde destes, 23 gramas são de proteínas, 2 gramas de gorduras, 0 carboidratos e 111 calorias.

Maminha

Maminha grelhada
A maminha é uma das carnes com menor percentual de gordura. Só isso já seria suficiente para se tornar uma boa opção para substituir o frango. Mas ela ainda é muito saborosa com uma excelente quantidade de proteína. Em cada 100g de maminha estão 30,7 g de proteína e 2,4 g de gordura.

Agora sabemos que é preciso comer 240 gramas de ovos e que cada ovo tem 51 gramas. Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Quando o objetivo é hipertrofia, a maioria das pessoas já sabe que as proteínas são importantes e fundamentais nesse processo. Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo.

Existem 6 g de proteína em um ovo grande e 3,6 g são encontrados na clara do ovo. Isso é muita proteína!

O salmão tem maior teor de gordura, o que torna-o um peixe mais calórico. Em uma porção de 100g, encontramos cerca de 200 calorias. Já a tilápia possui menor teor de gordura, com 107 calorias a cada 100g.

Assim, um dos benefícios de comer peixe é a ajuda no ganho de massa muscular para ficar em forma e a ingestão de uma porção de gorduras saudáveis para o organismo. Os peixes também têm baixo teor calórico e podem ajudar a acelerar o metabolismo, o que também influencia na perda de peso.

O frango é um dos principais alimentos para ganho de massa muscular e não pode faltar no cardápio de quem tem foco na hipertrofia. As variações de consumo são cozido, assado, grelhado e ao molho. Cada porção de 100 gramas de peito de frango tem 31 gramas de proteína de alta qualidade.

200 g de frango garantem a dose diária recomendada (DDR) de proteína: 0,8 g por quilo de peso corporal. Um défice mínimo de proteínas pode impedir que ganhe tecido muscular.

A tilápia ajuda a prevenir a anemia, pois possui ótimos nutrientes, como vitaminas do complexo B3, B6, B9 e B12, magnésio, zinco. Auxiliando a manutenção de uma pele, cabelo e unhas mais saudáveis.