O que tem embaixo da Av Paulista?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Abaixo da Rua da Consolação, há uma via subterrânea que liga as calçadas do Petra Belas Artes e do Riviera Bar. As paredes dão espaço a grafites e colagens, exaltando nossa cultura, literatura e música. Por ali, há também um sebo de livros que com certeza vale a visita.

A Avenida Paulista é um símbolo da cidade de São Paulo e, além da vocação para negócios e da famosa ciclovia, apresenta-se como um de seus principais expoentes culturais. Teatros, cinemas, museus e centros culturais e de compras estão sempre movimentados, assim como feiras artesanais e apresentações de artistas de rua.

praça Marechal Cordeiro de Farias

Sua extensão é de 2,7 km, com início na praça Oswaldo Cruz (em frente so shopping Pátio Paulista) e término na praça Marechal Cordeiro de Farias (altura da rua Minas Gerais, em Higienópolis).

Segundo o livro Cidade de São Paulo: Estudos de Geografia Urbana (1958), a via inicialmente seria chamada de Avenida das Acácias, ou Prado de São Paulo. Mas, o idealizador da via, o engenheiro Joaquim Eugênio de Lima decidiu-se por Avenida Paulista, em homenagem ao povo que tão bem o acolhera.

Para entender o “tamanho” da Avenida Paulista, basta observar indicadores de duas das principais avenidas do setor de serviços e finanças da cidade, a Faria Lima e a Berrini. A primeira tinha, em 2000, cerca de 4.600 imóveis, e passou para cerca de 5.500 em 2020, um acréscimo de cerca de 900 imóveis.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

A linha Verde é o jeito mais fácil de como chegar na Avenida Paulista, já que as três estações (Consolação, Trianon – Masp e Brigadeiro) ficam na própria avenida.

Bairro Bela Vista

A Avenida Paulista é o coração pulsante da cidade de São Paulo. Localizada no Bairro Bela Vista, o trecho de 3 km da Avenida Paulista vai da Rua Treze de Maio à Rua da Consolação.

Assim, todo paulistano é paulista, mas nem todo paulista é paulistano: Eu sou paulista e paulistano porque nasci na cidade de São Paulo, que é a capital do estado de São Paulo.

Em toda a extensão da avenida, as pessoas encontraram: Shopping Cidade São Paulo, Shopping Center 3 e o Shopping Pátio Paulista. Há ainda o Conjunto Nacional. Essas três opções concentram em um único lugar tudo o que as pessoas precisam.

Avenida Sapopemba

Avenida Sapopemba é uma avenida da Zona Leste da cidade de São Paulo. Inicia na avenida Salim Farah Maluf, no distrito da Água Rasa e termina próximo ao centro do município de Ribeirão Pires, à leste da Grande São Paulo.

847 metros

Idealizada pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e inaugurada em 1891, a Avenida Paulista completou 120 anos na última quinta (8). A 847 metros de altitude, o largo eixo com atrativa vista se tornou uma elegante área residencial para os barões do café no começo do século passado.

Do local onde moravam os grandes barões de café para a famosa via dos prédios modernos, a Paulista está no coração dos paulistanos! Inicialmente construída para ser o endereço das mansões dos barões do café, a Avenida Paulista, projetada pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891.

O térreo era ocupado por unidades de uso residencial ou comercial, sendo estas até certa época sem numeração específica. Uma referência é um salão de beleza que lá funcionou entre 1943 e até, pelo menos, 1953.

Edifício Anchieta

Em 1941, no atual número 2584 da Avenida Paulista surgiu o Edifício Anchieta, com projeto arquitetônico do escritório carioca MMM Roberto, dos irmãos Marcelo Roberto e Milton Roberto. Anteriormente, lá ficava a casa de Antonio Pereira Ignacio.