O que tem dentro do tambor?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O tambor, por sua vez, é composto por um tambor metálico, placa de montagem, cilindro de roda, molas, ajustadores, sapatas de freio e, claro, a lona de freio.

A pele do tambor é extremamente esticada nas bases de uma superfície cilíndrica de madeira ou de metal. As vibrações da pele e do corpo do tambor produzem o som. Da mesma forma que nas cordas e nos tubos, as membranas também têm diferentes formas de vibração ou configurações de ondas estacionárias.

As lonas de freios, utilizadas no sistema a tambor, têm duração de 50 mil km. Já o disco de freio, 25 mil km. O tambor de freio dura 50 mil km.

PEDAL DO FREIO DURO
Algumas causas que fazem o pedal do freio ficar duro são problemas no freio, material de atrito com baixa qualidade, entre outros. Mais pontualmente, o pedal do freio duro é indicador que o multiplicador de forças ou servo freio não está em boas condições.

Tambores com corpo metálico normalmente possuem o corpo totalmente cilíndrico, como os timbales, caixas e tom-tons. Os tímpanos, por sua vez, possuem corpo esférico. Existem ainda muitos outros formatos possíveis. Alguns, como o djembê possuem corpo em formato de cálice (mais largos em uma das extremidades).

Na Mesopotâmia foram encontrados pequenos tambores (tocados tanto verticalmente, quanto horizontalmente) datados de 3000 anos antes de Cristo. Tambores com peles esticadas foram descobertos dentre os artefatos Egípcios, de 4000 anos antes de Cristo.

Nos instrumentos musicais como o timbale e o tambor, o som é produzido pela vibração de uma membrana esticada. Nos aerofones, o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar no interior do instrumento.

Materiais Necessários

  • Recipiente cilíndrico.
  • Fita isolante ou adesiva.
  • Cartolina.
  • Giz de cera ou lápis de cor (opcional).
  • Dois lápis (opcional).
  • Papel de seda (opcional).

O Atabaque no Candomblé é um tambor usado nas festas religiosas dos negros de origem Gege, Ketu e Angola. Apenas os Malés (negros arabizados), os quais professavam a religião muçulmana, não adotavam o atabaque.

Rola de usar tambor como base pra alguns tipos de mesa. Pro escritório, você pode colocar um tampo de vidro e deixar o projeto mais classudo. Também rola de fazer uma super bancada com um tampo de madeira. Tambor também pode ser a base de mesas pra botecos.

Com o freio de mão puxado, este já exerce uma pressão grande sobre tambores e pinças de freio. Então, quando engatado e saindo, os freios bloqueados tendem a travar tambor e discos para se evitar a saída. Isso força todo o freio traseiro do carro, que assim pode acabar quebrando com essa saída bloqueada.

Quais são os problemas mais comuns do freio a tambor e como resolvê-los?

  • a falta de estabilidade no freio de mão;
  • uma roda “arrasta” ou bloqueia mais que as outras;
  • a impossibilidade de frear de uma vez;
  • a ineficiência da frenagem (o carro “atravessa” durante a frenagem).

Pela lógica, o que deve estar acontecendo é estar indo pressão de alguma forma para os cilindros de roda traseiros, ou então as lonas começam a arrastar quando o carro anda por algum motivo e começa o superaquecimento.

Quais são os sinais de problemas no tambor de freio? Um dos principais sintomas de que pode haver um problema no tambor de freio é o aumento do tempo de resposta durante a frenagem. Ou seja, se ao pisar no pedal, o veículo demora mais tempo que o normal para parar, é preciso fazer uma inspeção geral no sistema.

Os freios a tambor têm como vantagem maior durabilidade que os freios a disco e o menor preço no projeto. Porém têm menor precisão na aplicação da força de frenagem, e são bem mais propensos ao superaquecimento do conjunto. O tambor tem mais dificuldade de dissipar o calor gerado.

Segundo o técnico, o acúmulo de resíduos nesse local pode provocar vibrações ou pulsações no pedal durante a frenagem. Para remover a película protetora, os discos devem ser lavados com detergente neutro e água.

A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.

Sintomas do Hidrovácuo com Defeito
Só para ilustrar, seria como pisar no freio com o carro desligado. Outros sintomas de defeito no hidrovácuo são: ruído de sopro constantemente perto do pedal de freio, notar o carro preso (como se o freio estivesse acionado o tempo todo).