O que tem dentro do Santíssimo Sacramento?

Perguntado por: epadilha6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Que contém realmente e substancialmente Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus feito homem sob as espécies do Pão e do Vinho. O Sacramento da Eucaristia torna presente no meio de nós, ainda que velado a nosso olhar; Nosso Divino Salvador, como seu Corpo, seu Sangue, sua alma e sua divindade.

Choramos por derrotas e angústias; choramos, porque colocamos nossa esperança onde nos decepcionamos, porque perdemos alguém muito querido ou, então, porque recebemos uma má notícia. Há aqueles para os quais as lágrimas correm pelos olhos, e também aqueles que, talvez, não as deixem cair, mas estão chorando por dentro.

Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.

Fazem a guarda da eucaristia nas celebrações, altares, sacrários, na distribuição da eucaristia à assembleia e onde Jesus Eucarístico estiver exposto. Acompanham os Ministros nas visitações e distribuição da comunhão aos enfermos nas casas.

O pedacinho que ele coloca no vinho consagrado é sinal de unidade da Igreja; significa a Eucaristia que antigamente o bispo celebrava e enviava para a outras comunidades onde não havia Missa.

O Ministro ordinário da exposição é o sacerdote e o diácono, somente eles podem dar a Bênção antes da reposição. Na ausência dos Ministros ordenados, podem expor e repor o Santíssimo, com cibório ou ostensório, os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (cf. Idem, 91).

ÂMBULA OU CIBÓRIO
É uma vasilha de diversos formatos e tamanhos com tampa. Destina-se a colocar as hóstias consagradas que serão distribuídas ao povo.

A exposição do Santíssimo Sacramento pode ser feita por qualquer dos três ministros ordenados (bispo, presbítero e diácono), que darão a bênção com o Santíssimo ao terminar a exposição; pode também ser feita pelos acólitos instituídos e pelos ministros extraordinários da comunhão, mas nenhum destes pode dar a bênção, ...

Mas se o Santíssimo estiver exposto, além de outras orações, podemos também rezar o Terço (que é uma oração cristológica e marial), enriquecendo-o, tanto quanto possível, com leituras bíblicas e tempos de silêncio e adoração.

Ao contrário do que é muito comum atualmente, os fiéis NÃO devem tocar no ostensório, seja quando transportado, seja quando no altar: isto é uma forma de superstição, pois a fé em Cristo não depende de tocar, mas sim de crer Nele, Deus encarnado.

Aprender como o Espírito fala com você

  1. Lembre-se de que receber o Espírito Santo é uma escolha. Quando somos confirmados como membros da Igreja, é-nos dito na bênção: “recebe o Espírito Santo”. ...
  2. Saiba que o Espírito pode falar com você todos os dias. ...
  3. Leia as entrelinhas. ...
  4. Procure saber como você sente o Espírito.

Como já foi dito, se nas referidas procissões forem levadas imagens ou relíquias, não pode ir o Santíssimo. Mas se nas mesmas procissões não forem levadas imagens ou relíquias, pode levar-se o Santíssimo.

Inicie sempre a sua adoração com uma postura de respeito e submissão (se possível de joelhos), procurando ouvir Jesus lhe dizendo: “Não é preciso, meu filho, saber muito para me agradar, basta-me amar fervorosamente. Fala-me, pois de uma coisa simples, assim como falarias com o mais íntimo dos amigos.”

O Santíssimo Sacramento ficará exposto no Santuário todas quintas-feiras entre as celebrações para que os fiéis possam fazer a adoração.

[4] FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO: instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV, em hora do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É comemorada no dia de Corpus Christi, quando se celebra a morte e ressurreição de Cristo.

Ele explica que essas denominações são quase a mesma coisa; o que muda é que o padre é consagrado ao ministério sacerdotal. Já frei e irmão são títulos usados na vida religiosa de uma ordem ou congregação. Acontece também de um frei ser padre, em algumas situações.

A primeira obra Eucarística de São Pedro Julião Eymard foi a primeira comunhão dos jovens e adultos das obras Eucarística. Esta obra marca o inicio da congregação do Santíssimo sacramento.

Quando isso acontece, não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão. Neste momento, o fundamental é manter a serenidade e o respeito.