O que tem dentro do açúcar?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

A sacarose ou açúcar é um composto formado pela condensação da frutose e da glicose. A sacarose, conhecida comumente como açúcar, é um sólido cristalino à temperatura ambiente, que se dissolve em água e possui sabor doce.

Nós consumimos açúcar de diversas maneiras diferentes, mas no final, o nosso corpo transforma quase todo o açúcar que ingerimos em glicose - também conhecida como "glicemia". A glicose é o açúcar primário que o nosso corpo utiliza para gerar energia6.

Cortar o açúcar altera sua flora intestinal, o que pode causar sintomas como estufamento e constipação enquanto as bactérias estão se acostumando à nova dieta. Adicionar caldo natural de carne às refeições (ou de galanga, primo do gengibre) é uma boa maneira de acalmar o trato digestivo.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Fazendo o açúcar
O suco da cana é separado do material da planta — esse suco também pode ser usado para a confecção do tradicional caldo de cana. Então, esse líquido é aquecido até cristalizar. Ao fim, o restante do líquido é separado dos cristais utilizando uma centrífuga, o que produz o açúcar bruto.

Você sabe de onde e como surgiu o açúcar? Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.

A maioria das usinas que produz o açúcar branco utiliza a sulfitação como método principal no processo do tratamento da clarificação do caldo de cana, e produz o uso de um gás, obtido pela com- bustão controlada do enxofre, o SO2, também conhecido por vários nomes como gás sulfuroso, anidrido sulfuroso e dióxido de ...

Os 11 tipos de açúcar mais saudáveis do mercado

  • 3.1 Stevia.
  • 3.2 Xilitol.
  • 3.3 Sucralose.

O LSD também é encontrado em cubos de açúcar, micropontos e tabletes de gelatina. O LSD é uma droga muito potente, por isso poucas quantidades são necessárias para que haja um grande efeito.

O açúcar orgânico é cultivado sem a utilização de agrotóxicos, e sem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Com o mesmo poder adoçante do açúcar refinado, porém mais caro, mais grosso, mais escuro e com melhor valor nutricional.

Quanto mais se consome alimentos que são fontes de carboidratos, maior a possibilidade de gerar excedente do açúcar no organismo, que será transformado em triglicérides e armazenado como gordura. Esse excesso contribui também para o desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade.

dopamina

Ao ser consumido, o açúcar altera o funcionamento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, fazendo com o que o corpo entenda aquele momento como algo prazeroso e agradável.

O excesso de açúcar sobrecarrega o cérebro
Como a glicose é a principal fonte de energia para o cérebro, muito açúcar pode colocá-lo em um estado de sobrecarga. Quando o cérebro é superestimulado, ele pode levar à hiperatividade e a mudanças de humor.

O principal mecanismo que envolve açúcar e inflamação é o conhecido como GLICAÇÃO. Processo esse em que uma proteína se soma a uma molécula de glicose e faz com que a função dessa proteína se perca e assuma um papel inflamatório e agressivo ao corpo através dos seus metabolitos finais, os conhecidos AGEs.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

1. Açúcar mascavo: ele é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como esse tipo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Dessa forma, acaba sendo uma opção mais saudável do que o tradicional.

Demerara. O açúcar demerara faz parte da lista de produtos considerados mais saudáveis. Isso porque ele tem mais nutrientes do que o açúcar refinado e se aproxima, inclusive, dos valores nutricionais do açúcar mascavo. Juliana explica que ele é retirado diretamente do melado de cana.

Os adoçantes surgiram como alternativa aos açúcares, por serem menos calóricos. No entanto, por serem mais doces, podem causar vício em comidas adoçadas e, portanto, é preciso se manter atento para não exagerar no consumo.