O que tem dentro da Lendia?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os ovos, conhecidos como lêndeas, são depositados pelo piolho da cabeça bem próximo da região da raiz dos cabelos. Esses ovos apresentam um espécie de cola, o que lhes garante maior aderência aos fios.

Se as lêndeas forem numerosas e estiverem presas ao cabelo até 6 mm do couro cabeludo é provável que se trate de uma infestação ativa, mesmo que não se vejam piolhos; Se as lêndeas estiverem mais afastadas do couro cabeludo e não forem identificados piolhos vivos é provável que se trate de uma infestação mais antiga.

A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

As lêndeas mortas são translúcidas em vez de brancas ou amarelas e, por isso, parecem flocos de caspa.

Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

A fêmea do piolho bota até dez ovos por dia. Os ovos de piolho (denominados lêndeas) têm formato oval. Parecem ter a mesma cor do cabelo da "vítima" da infestação - a cor nesse caso vai do branco ou amarelo até o marrom.

O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça.

A aplicação de vinagre em caso de pediculose é uma tática bastante utilizada para ajudar a desprender os piolhos do cabelo e a facilitar a sua remoção. Em geral, “o que se recomenda é utilizar o vinagre diluído em água, numa percentagem de 50%”, aponta a especialista em tricologia.

Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos. Retirar todas as lêndeas de acordo com os seguintes passos: a) Molhar um pedaço de algodão em vinagre (diluído em água na proporção de 1:1);

Coceira intensa no couro cabeludo; Feridas causadas pelo ato de coçar; Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto; Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação.

Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha
FALSO. Não faça isso em hipótese alguma.

A pediculose é a doença parasitária causada pela infestação da cabeça por piolhos. Os piolhos (Pediculus humanus capitis) são insetos pequenos, que rastejam (eles não pulam, ao contrário do que se pensa) e se alimentam de sangue humano.

Vale lembrar também que ter piolhos não significa falta de higiene, ao contrário, estes geralmente preferem um ambiente seco, fino, não oleoso e limpo. A única forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas, o que nem sempre é possível, principalmente nas crianças.

Independentemente de renda, sexo ou idade, qualquer pessoa pode ter piolho, desde que não esteja atenta ao compartilhamento de objetos de uso pessoal. Inclusive, entre cabelos sujos e limpos, a higiene é um atrativo para esses insetos", ressalta.

No entanto, não basta apenas lavar a cabeça, porque os piolhos não morrem afogados – suas aberturas respiratórias se fecham quando se molham e voltam a se abrir passado o perigo. Tampouco adianta cuidar da cabeça se outras pessoas não fizerem o mesmo, porque o piolho continuará sendo transmitido!

Os ovos, conhecidos como lêndeas, são depositados pelo piolho da cabeça bem próximo da região da raiz dos cabelos. Esses ovos apresentam um espécie de cola, o que lhes garante maior aderência aos fios.

Lêndeas escuras = com piolho no interior = com perigo!
Quando os ovos dos piolhos são colocados pela primeira vez, eles são de uma cor dourada clara, mas à medida que o piolho no ovo cresce, vai tornando-se cada mais escuro. Quando os ovos dos piolhos são castanhos escuros ou pretos estão estão prestes a eclodir!

"Em crianças, esse tipo de contato é maior. Ter cabelo longos também é um fator de risco, especialmente se não estiver amarrado", explica. Por isso, segundo ela, as crianças pegam mais piolho do que pessoas de outras idades.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).