O que tem dentro da granola?

Perguntado por: ipinheiro5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Conhecida por seus diversos benefícios nutricionais, a granola é uma mistura de cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz ou de milho), grãos integrais (amendoim, linhaça, gergelim e soja), frutas secas, oleaginosas e pode conter mel ou açúcar.

Quais os benefícios das granolas? Os cereais integrais são ricos em nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio, fósforo, proteínas, carboidratos, fibras, além de antioxidantes (substâncias que protegem as células).

A diferença entre aveia e granola é visível, podemos percebe-las com relação a sua aparência e também à textura. E sabemos que a granola possui muito mais benefícios para a nossa saúde.

Pode comer granola todos os dias? Dentro de uma alimentação equilibrada, a granola pode ser consumida diariamente e é uma opção saudável para complementar diversas refeições.

Veja: a granola da Vitalin possuía 52% a menos de gordura e 23% a menos de sódio. A da Qualitá, 47% mais fibras e 57% menos sódio. E a da Kobber, 27% mais fibras, 33% menos gordura e 46% menos sódio. A Granatus, por sua vez, tinha 51% a menos sódio.

Granola tradicional não engorda nas versões com menos açúcar e calorias. A versão tradicional da granola é feita à base de aveia em flocos, castanhas, frutas secas, açúcar mascavo, flocos de trigo, linhaça e arroz.

A granola tradicional costuma ter um volume de açúcar que em excesso e não é bom para a saúde. Indivíduos diabéticos devem atentar aos rótulos e optar pela versão diet que não possui adição de açúcares e controlar a quantidade a ser consumida.

Granola emagrece? Sim, desde que outros hábitos alimentares contribuam para isso. A lógica é a seguinte: as fibras prolongam o processo de digestão, o que confere a sensação de saciedade por um período maior. Isso faz com que as pessoas comam menos e, assim, eliminem gorduras.

Aqui você pode adicionar a granola à porção de frutas de sua preferência. Então, você pode usar mamão, morangos, bananas, kiwi, manga, melão, uvas e qualquer outra fruta que você goste de colocar na sua salada de frutas.

O que pode substituir a granola? Um dos substitutos mais conhecidos para granola é a aveia pura, que é um cereal bastante nutritivo e versátil para utilizar em vários preparos do dia a dia.

Um dos mais importantes benefícios da granola é a sua contribuição para o funcionamento do intestino, pois as fibras estimulam o trânsito intestinal e a eliminação dos resíduos tóxicos. Assim, quando consumida com bastante líquido, ela ajuda a prevenir e a combater a prisão de ventre.

O iogurte grego tem a enorme vantagem de ser mais espesso e menos húmido do que o iogurte tradicional. A espessura faz com que se misture menos com a granola quando colocado num copo, mantendo as camadas mais separadas.

Uma colher de 20 g de granola light contém 68 calorias, enquanto uma xícara fornece 270 calorias.

A granola é rica em proteínas que auxiliam a sustentar o corpo, além de que é uma ótima aposta, de acordo com os nutricionistas, para quem pratica a academia e deseja ganhar massa muscular. Já a banana é abundante em potássio, o que auxilia na melhora do sistema nervoso e do coração.

Como escolher a melhor granola para emagrecer
Outra dica é preferir as granolas que possuem sementes como chia, linhaça, gergelim e semente de girassol ou abóbora, e as que também têm castanhas, nozes ou amêndoas, pois são ingredientes ricos em gorduras boas e que dão uma maior saciedade.