O que tem dentro da cabeça do polvo?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os polvos são animais de corpo mole, assim como todos os animais do grupo dos moluscos, e possuem oito tentáculos, que apresentam uma série de ventosas. A região de sua cabeça lembra um grande saco e apresenta olhos, um bico córneo quitinoso e um sistema nervoso altamente desenvolvido.

É preciso lavar os tentáculos e suas ventosas, sob a água da torneira; cortar a cabeça, virá-la do avesso, retirando as vísceras e removendo o “bico” (a cartilagem da boca do polvo).

A estrutura do sistema nervoso do polvo revela que a maioria dos movimentos do tentáculo é controlada no nível dos tentáculos. Segundo parece, seu cérebro serve sobretudo para ativar os programas motoresjá presentes nos tentáculos [2].

Mas diferentemente de cães, seres humanos ou outras espécies, a maioria dos neurônios dos polvos não fica no cérebro, mas sim em seus tentáculos (quase o dobro deles). Cada ventosa no braço de um polvo pode conter até 10.000 neurônios que desempenham funções de paladar e o tato.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

Se comer um polvo vivo não é uma das suas grandes ambições, apenas evite. Até porque, além de meio indigesto, o prato é perigoso, uma vez que os músculos do animal podem se contorcer dentro de você e provocar uma asfixia.

A alimentação do polvo é composta basicamente por crustáceos. Ele é um animal carnívoro, então seu cardápio é recheado por caranguejos, lagostas, peixes, camarões e até mesmo outros moluscos pequenos. Em geral, preferem fazer as refeições no período noturno. Em casos raros, saem de seus esconderijos no período do dia.

Os tentáculos são cobertos por ventosas e por uma pele lisa. Essas ventosas dão uma textura crocante e deliciosa aos pratos em que o polvo é grelhado ou dourado na frigideira.

O polvo pode soltar a tinta em pequenas bolhas que servem como iscas, ou pode soltá- la em uma grande massa para encobrir uma fuga rápida. Para completar, a tinta contém tirosinase, um composto que prejudica o olfato e o paladar, o que confunde ainda mais o predador (HORD, 2013).

Polvos são moluscos do grupo dos cefalópodes. Polvos apresentam oito braços, que partem da região da sua cabeça. Polvos possuem corpo mole e não apresentam conchas.

O polvo (Octopus vulgaris) é um molusco cefalópode com corpo em forma de saco portador de oito braços munidos de ventosas.

golfinhos

Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, por meio dela, se comunicam entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso.

A razão pela qual os polvos são os únicos a desenvolverem funções cerebrais tão complexas pode residir no fato de que eles usam seus braços como ferramentas para abrir conchas, por exemplo. Os polvos também mostram outros sinais de inteligência: são muito curiosos e podem se lembrar das coisas.

Os tentáculos concentram 70% dos neurônios, e são capazes de se comunicar diretamente uns com os outros, sem passar pelo cérebro central. Essa arquitetura exótica confere aos polvos uma capacidade cognitiva surpreendente, como biólogos americanos constataram em 2003.

Os polvos têm três corações, cada um com uma função específica. Um é responsável por bombear o sangue oxigenado para o corpo, enquanto os outros dois transportam o sangue sem oxigênio para as brânquias. Os corações são encontrados no que muitos de nós conhecemos como cabeça.

Golfinhos: a inteligência na água.