O que tem de melhor no Piauí?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Piauí: melhores atrações

  1. Serra da Capivara National Park. 375. Parques nacionais. ...
  2. Praia Barra Grande. 440. Praias. ...
  3. Ponte Estaiada. 1.248. Pontes. ...
  4. Parque Nacional de Sete Cidades. 227. Parques nacionais. ...
  5. Praia do Coqueiro. 408. Praias. ...
  6. Delta do Parnaíba. 167. ...
  7. Fundação Museu do Homem Americano. 286. ...
  8. Complexo Turístico da Ponte Estaiada. 382.

A praia mais bonita do litoral do Piauí é a praia do Macapá. A praia é formada entre a foz do rio Macapá e o mar aberto: de um lado, a paisagem do rio com sua vegetação própria e do outro, uma piscina natural formada entre bancos de areia.

O período ideal para visitar o Piauí varia de maio até novembro. Entre setembro e novembro crescem as chances de encontrar menos turistas e um clima mais agradável para passear.

Piauí se destaca em pesquisa, pela segunda vez, como o estado com maior escolarização do Nordeste.

O Piauí é um dos maiores produtores de caju do Brasil. Sendo assim, claro que na gastronomia não poderia faltar essa fruta. Uma sobremesa bem típica é doce de caju. O seu preparo leva caju, claro, açúcar, água e suco de limão.

Cidade de oportunidades A capital do Piauí se destaca também na geração de emprego, turismo, saúde, segurança e qualidade de vida. Por isso, aliás, a cidade foi apontada pela revista Exame como a 19ª entre as 100 melhores cidades do Brasil com população inferior a 1 milhão de habitantes para investir em imóveis.

O litoral do Piauí está dividido entre as praias da cidade de Luís Correia e as do município de Cajueiro da Praia. Luís Correia fica a apenas 12 quilômetros de Parnaíba, por isso muitos turistas optam por se hospedar em Parnaíba, que é uma cidade maior e mais estruturada.

1- Santo Antônio dos Milagres
Ocupando o primeiro lugar do ranking dos municípios mais pobres do Piauí, de acordo com números do PIB, está o município de Santo Antônio dos Milagres, localizado a 125 km de Teresina.

O que fazer em Teresina em 3 dias? A nossa dica é reservar o primeiro dia para conhecer as áreas verdes e parques naturais da cidade, como o complexo turístico da Ponte Estaiada, Parque da Cidade, Parque Encontro dos Rios, Lagoas do Norte e o Jardim Botânico.

Piauí (PI)
O Piauí tem uma área de 251.577.738 km² e faz limite com os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Tocantins. Sua capital, Teresina, é a única do nordeste que não está localizada no litoral.

As temperaturas em todo o Piauí são elevadas. A temperatura máxima tem valores entre 30°C e 36°C e apenas ao longo da costa a temperatura permanece constante entre 30°C e 32°C. As temperaturas mínimas variam dependendo da altura, mas na maior parte do Estado variam entre 20°C e 24°C.

O mês mais frio do ano em Teresina é março, com a máxima de 24 °C e mínima de 32 °C, em média.

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque chove pouco.

Dados econômicos do Setor Primário do Piauí
Outros produtos que se destacam no Setor Primário do Estado são as produções de frango, milho, mel natural, algodão e as criações bovinas, suínas (porcos), caprinas (bodes e cabras) e ovinas (ovelhas e carneiros).

Na safra de milho de 2021, seis municípios do Piauí destacaram-se entre os 100 maiores produtores do Brasil, segundo os resultados da Pesquisa da Agricultura Municipal (PAM) do IBGE. O município do Piauí mais bem colocado na produção de milho no país foi o de Uruçuí, ocupando a 26ª.

Destaca-se as produções de cana de açúcar, aves e rebanho bovino e também indústrias de bebidas, alimentos, bicicletas, colchões, metalúrgica e vestuários.

Na capital do estado, Teresina, o prato mais desejado é a mistura de arroz com carne seca de gado conhecida como 'Maria Isabel'. A combinação também funciona com carne de bode, com capote, galinha caipira e pato. A carne de sol socada no pilão e misturada com farinha e cebola branca é conhecida como 'paçoca'.

Cajá, bacuri, caju, mangaba, pequi, umbu e umbu-cajá. Essas são algumas plantas facilmente extraídas dos solos piauienses e que a prática da extração está sendo substituída pelo plantio.

Segundo o historiador Nunes (1975), isso ocorreu pelo fato de os primeiros residentes serem de São Paulo, Domingos Jorge Velho e os que o acompanhavam”. E junto com esse nosso falar piauiense estão os “mermã”, os “armaria”, os “oxi”, os isturdia” e demais expressões bem típicas do Piauí.

O Piauí teve a sétima maior perda de qualidade de vida do país e o sexto menor desempenho econômico entre 2017 e 2018, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (PQF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (26).