O que tem de bom no capitalismo?

Perguntado por: iaraujo7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Há uma maior abundância de recursos, possibilidades, menos pobres, menos miséria. Atualmente vivemos o melhor momento da história da humanidade, com menos pobreza e mais riqueza. O capitalismo proporcionou esta geração de riqueza, esta conexão entre as pessoas.

O capitalismo beneficia a todos que estão na condição de consumidor. Enquanto o indivíduo está puramente na condição de trabalhador e empreendedor, o capitalismo é exigente e nem sempre recompensador. Se o empreendedor e o trabalhador estão no ramo errado, então o capitalismo será inclemente.

O capitalismo favorece o acúmulo de riquezas por parte de um grupo minoritário de pessoas. O capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.

O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura.

Por um lado, alguns estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, pois este se baseia na ideia de acumulação de capital e de propriedade privada. O capitalismo também incita o princípio da competição e classifica o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.

A globalização e o livre comércio andam juntos com a liberdade econômica. E a expansão da liberdade econômica coincidiu com essa impressionante redução na pobreza extrema global.

A única igualdade existente no mundo capitalista é a igualdade da necessidade, ou seja, todos necessitam das mesmas coisas. Porém a liberdade para conseguir essas coisas é falsa, pois as liberdades, assim como as oportunidades, também estão diretamente associadas ao poder de consumo.

Capitalista é a definição para a pessoa que tem a maior parte da sua renda proveniente de propriedades de capital e de ativos. Ela pode, por exemplo, receber o aluguel de propriedades que estão em seu nome ou por dividendos de ações.

Degradação ambiental: o sistema capitalista está ligado à produção em massa e o consumo na mesma proporção, com isso produz o lucro, para a obtenção de matéria-prima é preciso retirar da natureza diversos recursos. A exploração constante e desenfreada tem deixado um saldo de devastação profunda no meio-ambiente.

Tal instabilidade foi resultado de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.

O maior culpado da desigualdade é o capitalismo.

Processo de industrialização, urbanização, êxodo rural, concentração de massa nos grandes centros, trabalho assalariado… tudo isso mudou radicalmente as concepções e estilos de vida nos últimos anos.

Com o surgimento da industrialização, o capitalismo cria uma classe operária urbana com suas necessidades não atendidas. O ingresso da máquina no processo produtivo permitiu o desenvolvimento da produtividade do trabalho social possibilitando uma maior acumulação de capital.

O bloco ocidental ou bloco capitalista, durante o período da Guerra Fria, era o grupo de países ligados à ideologia liberal-capitalista. O bloco era composto pelos países da Europa Ocidental, parte dos países da Ásia, América Central (exceto Cuba), América do Sul e Oceania, liderados pelos Estados Unidos.