O que te motivou a ser professor?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O que me levou a ser professora foi perceber que a sociedade precisava que as pessoas compreendessem o seu verdadeiro papel para melhorar a vida das pessoas. O quanto elas poderiam, sabendo desse papel, contribuir para a mudança das relações sociais. O quanto poderiam contribuir para a sociedade ser mais justa.

Ser professor, além de ensinar, é saber viver, conviver, respeitar o próximo e aprender com ele. É um compromisso consigo mesmo. É na generosidade, poder disseminar conhecimento. Ser professor, é legado e também uma missão cotidiana.

como a predisposição ao ensino, a opção por querer mudar o mundo e a opção por gostar de crianças. Todas essas motivações se relacionam com o professor em formação em relação a seu autoconceito, a sua identificação pessoal com a profissão, a seus interesses e habilidades, a sua maturidade e seus valores pessoais.

5 qualidades de um bom professor no modelo de aprendizagem centrada no aluno

  1. Assumir um papel de orientação. ...
  2. Ser criativo na hora de desenvolver tarefas. ...
  3. Estar aberto a novos conhecimentos. ...
  4. Buscar sempre por capacitação e atualização. ...
  5. Ter afinidade com a tecnologia e a internet.

O papel do professor na vida dos alunos vai além de transmitir seus conhecimentos de forma didática, clara e respeitosa para seus alunos. Com a convivência e proximidade diárias, o adulto pode se tornar uma grande referência para seus pequenos.

O papel do professor na sociedade é fundamental para o desenvolvimento e educação de crianças, jovens e estudantes de diversas faixas etárias. O docente atua como mentor, orientador e educador para seus alunos, incentivando-os a desenvolver habilidades, conhecimentos e competências.

A educação não se limita ao âmbito escolar. Ela vai muito além da sala de aula, pois abre portas para outras esferas da sociedade e para um futuro promissor. Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral.

O trabalho de um professor demanda comprometimento, empatia e excelência por parte do profissional que, ao ensinar, deixa marcas no aluno e modifica a si mesmo. Uma posição de tanta importância merece todo reconhecimento e gratidão.

Ser professora ou professor vai muito além de transmitir conhecimento. É auxiliar a se encontrar, formular suas próprias respostas e visão do mundo, a partir do que é estudado e vivenciado. É vontade de desistir, mas também se sentir a pessoa mais importante.

Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!

Desde criança já mostrava vocação para ser professora. Escolhi a educação infantil pela certeza de ser necessária no processo educacional. E principalmente porque nessa faixa etária (de zero aos 6 anos) as crianças necessitam de muita atenção, carinho, afeto e dedicação para terem um desenvolvimento pleno.

Maior oferta de emprego para funções manuais.

Atuar como mediador do conhecimento
O professor precisa entender que o conhecimento deve ser construído em métodos colaborativos, que coloquem os estudantes como agentes ativos do seu próprio aprendizado. Afinal, a prática pedagógica depende de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação. Vamos a um exemplo: uma pessoa pode estar motivada a acordar cedo e ir para a ginástica porque deseja que seu corpo seja aprovado por outras pessoas ou porque a ginástica traz muito bem-estar a ela.