O que te faz infeliz em um emprego?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Na maioria das vezes, os sinais de que você é infeliz no seu emprego estão relacionados apenas com o momento atual da carreira, como a falta de identificação com os colegas de equipe, com os valores da empresa, falta de reconhecimento pelo chefe, jornada de trabalho demasiadamente longa e também má remuneração.

A insatisfação no trabalho é uma situação muito comum que pode trazer diversos impactos negativos para a liderança e para os profissionais, como rotatividade, absenteísmo, entre outros. Os colaboradores passam a maior parte de seus dias na empresa, por isso, é importante que eles estejam satisfeitos e motivados.

Não gostar do seu trabalho atual pode ser o ponto de partida para você planejar fazer algumas mudanças que fazem sentido para você. O que você pode fazer é planejar os próximos passos, que podem ser pequenos ajustes de rotina, ou até mesmo uma mudança de emprego.

Como ser feliz no meu trabalho?

  1. Não evite mudanças. Seja aberto a mudanças no trabalho. ...
  2. Tenha foco no futuro. ...
  3. Não invente desculpas. ...
  4. Seja proativo. ...
  5. Deixe o medo de lado. ...
  6. Conheça suas potencialidades. ...
  7. Não coloque a culpa de seus erros nos outros.

Síndrome de Burnout
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

O que causa estresse no trabalho?

  • 1 – Sobrecarga de tarefas. ...
  • 2 – Competitividade excessiva. ...
  • 3 – Metas inalcançáveis. ...
  • 4 – Distribuição inadequada de responsabilidades. ...
  • 5 – Remuneração incompatível com as funções. ...
  • 6 – Falta de flexibilidade. ...
  • 7 – Infraestrutura problemática. ...
  • 8 – Ausência de um plano de carreira.

Insatisfação profissional: quais as causas e como revertê-la?

  • Falta de reconhecimento.
  • Falta de direcionamento.
  • Falta de perspectiva de crescimento.
  • Excesso de trabalho ou cobrança.
  • Falta de modelo ou líder ativo.

Mas há três principais motivos que levam a essa frustração: falta de expectativa de futuro, propósitos incompatíveis com os seus e desorganização.

O mais importante é falar sobre isso de forma honesta e nunca partindo de uma perspectiva ofensiva mas sim pedindo conselhos e apoio e monstrando sempre uma intenção de melhorar a situação. Tem em conta que possivelmente o teu chefe não desconfie que tu te sintas assim.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

O estresse e a ansiedade causados pela pandemia podem prejudicar a concentração no trabalho, especialmente se ocorreram mudanças e adaptações na modalidade, como a adesão ao home office.

Avalie a situação e veja se pode fazer alguma coisa para mudar a mesma. Depois de chegar a uma conclusão mais sóbria, procure ajuda de pessoas mais experientes e conte sua situação. Elabore um plano de ação, seja para ficar ou para mudar de empresa ou setor. Comunique sua decisão de forma clara ao seu superior.

5 sinais de que você está infeliz no trabalho

  1. 1 – Dificuldades com os colegas te deixam infeliz no trabalho. Sempre vão existir colegas mais próximos que outros. ...
  2. 2 – Sua rotina te faz sentir preso. ...
  3. 3 – Dificuldades para acordar de manhã ...
  4. 4 – Falta de concentração. ...
  5. 5 – Ficar triste domingo à noite.

Satisfação e insatisfação são fenômenos causados por motivos distintos e são diferentes para cada pessoa. “A primeira é determinada pelos fatores intrínsecos ao trabalho.

Ser feliz na sua profissão e gostar do trabalho é possível, desde que você se esforce para corrigir os fatores que transformam essa ocupação em um fardo. Em todo caso, não tenha medo de investir na sua educação, seja para progredir na carreira, seja para tomar outros rumos profissionais!

A depressão no trabalho pode ocorrer devido ao intenso ritmo de trabalho observado todos os dias em todas as empresas. Pressão, cobrança por resultados e insatisfação com salário, benefícios e condições de trabalho figuram entre os fatores mais relatados.

Comunicação ineficiente
Falhas na comunicação entre o gestor e a equipe geram problemas no ambiente de trabalho. Os colaboradores precisam de instruções precisas sobre suas tarefas e como executá-las em tempo hábil e, principalmente, saber o que é prioridade e o que não é.

Vê-se que as consequências adversas do desemprego podem acarretar a desestruturação de laços sociais e afetivos, a restrição de direitos, a insegurança socioeconômica, a redução da auto-estima, o sentimento de solidão e fracasso, o desenvolvimento de distúrbios mentais e o aumento do consumo ou dependência de drogas.

Este sentimento pode ser a resposta para eventos desagradáveis, decepções, morte de alguém próximo, separação, raiva em relação a alguma pessoa, entre outros. Da mesma forma, é possível se sentir triste sem nenhum motivo aparente. Todos experimentam uma sensação de melancolia em algum momento de suas vidas.

Que não está contente; que tem saudades; aborrecido; desgostoso ou penalizado: aquele comportamento me deixou muito triste; não estar perto dela é muito triste. Que ocasiona sofrimento; doloroso. Que incita tristeza; comovente: filme triste.