O que te faz acordar mais cedo ou dormir mais tarde?

Perguntado por: omatias . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Acordar cedo também pode ajudar a dormir mais cedo e ter uma boa noite de sono, o que, além de prazeroso, também é uma necessidade para a saúde e o bem-estar. Dormir bem ajuda a regular seu ritmo circadiano; pode diminuir a pressão arterial; aumentar o sistema imunológico e o humor, além de melhorar a função cerebral.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Para descobrir o melhor horário para dormir, você pode considerar a hora em que precisa acordar pela manhã e contar 7 horas para trás (a quantidade mínima recomendada para adultos). Por exemplo, se você precisa acordar às 6h da manhã, deve considerar começar a relaxar antes das 23h.

Saiba qual é a melhor hora para ir dormir, se acorda às 6, 7 ou 8...

  • Se precisa de acordar às 7h. Terá que se deitar às 21h46 ou às 23h16. ...
  • Se necessita de acordar às 6h. Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.
  • E às 8h?

É mais saudável
Especialistas dizem que se você dorme cedo e acorda cedo seu corpo entra em sintonia com o ciclo circadiano, período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos.

Caso a pessoa tenha o hábito de dormir às 21 horas e está acordando por volta de 4 da manhã, provavelmente a explicação não é de um problema e sim porque o corpo está obtendo a quantidade necessária de sono por dia.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Quando você encontra pessoas com depressão, esquecimento, distúrbios comportamentais, distúrbios psiquiátricos, obesidade, que não consegue perder peso, vive cansado e com a capacidade cognitiva comprometida, mal pode imaginar que está com sérios problemas relacionados ao sono.

Isso acontece porque, para dormir, nosso organismo libera serotonina, um neurotransmissor ligado a um estado de bem-estar e relaxamento. Já na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos.

A duração média do cochilo ideal deve ficar entre 20 ou 30 minutos. Já a duração máxima de uma soneca deve ser de até 90 minutos. Mais do que isso, seu cérebro começa a avançar nas fases do sono.

No entanto, o efeito reparador do sono é prejudicado quando não temos horas suficientes de descanso. Segundo o Centro de Controle de Doença e Prevenção, a quantidade de sono ideal varia dependendo da idade. Sendo até os 18 anos, necessários um mínimo de 8 horas por dia e, quando adulto, um mínimo de 7 horas por noite.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Se for possível, vá caminhando para o trabalho. Tire cochilos estratégicos: Para os trabalhadores noturnos, é bem difícil conseguir dormir por 7 a 9 horas consecutivas. Portanto, tire um cochilo antes do seu turno, para diminuir a sonolência e a pressão do sono antes do trabalho.

Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.

Sim, dormir à tarde faz bem, obrigado. Isso se levarmos em conta o que dizem estudos e pesquisas de instituições renomadas. Como veremos a seguir, eles sugerem que dormir à tarde, especialmente depois do almoço , pode ser uma verdadeira terapia, diminuindo o risco de doenças graves.

Desde pequenos que ouvimos que nos devemos deitar antes da meia-noite, porque essas horas são as mais regenerativas para o corpo. Para além disso, adormecer antes da meia-noite assegura energia para o próximo dia.

# 1 – Ricos acorda muito cedo
Geralmente 3 horas antes do horário comum de trabalho. Alguns utilizam essas horas para se exercitar, ou para ler. A intenção era fazer algo para melhorar a mente ou o corpo nesse tempo.

Bill Gates e Jeff Bezos preferem ter um pouco mais de sono: saem da cama por volta das 7 horas. Embora o clube das 5 da manhã tenha se popularizado com o livro homônimo de Robin Sharma, não existe um número mágico que vai determinar o sucesso de quem pula da cama antes do sol nascer.

Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.