O que te define currículo?

Perguntado por: udias2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Um currículo nada mais é do que um breve resumo sobre você, sobre suas experiências, certificações, educação e objetivos profissionais. Ele vai ser a primeira impressão que o recrutador terá sobre você quando você se candidata à uma vaga específica.

O objetivo profissional representa as aspirações relacionadas à carreira de um indivíduo. Ou seja, o que ele quer ser e fazer profissionalmente. Esse desejo também é descrito no currículo, logo no início do documento, para orientar qual é a área ou o cargo que o profissional pretende ocupar.

A maioria dos especialistas em Recursos Humanos concorda que as principais características de um bom currículo são a clareza e a objetividade. Isso significa que o documento deve ser curto (três páginas no máximo) e as informações devem estar relacionadas à vaga em questão.

Dessa forma, o Currículo deve retratar em poucas palavras toda a vida profissional do candidato, seu histórico e suas qualificações com objetividade e clareza. O candidato deve ter muita atenção ao redigir esse documento, procurando sintetizar ao máximo suas informações que sejam importantes para a vaga em foco.

Como definir seu objetivo em um currículo? Tenha em mente que o objetivo do currículo deve ter como base duas principais informações: O cargo que pretende ocupar ou você ocupa neste momento; O título da vaga que você deseja disputar.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Frases de objetivo profissional para currículo geral
10) “Com minhas vivências profissionais, me interessei pela vaga de [preencha com a vaga pretendida] pois me pareceu a oportunidade perfeita para usar minhas experiências em prol do crescimento da empresa que eu faço parte.”

Quais são as 7 soft skills essenciais para o mercado de trabalho?

  1. Colaboração. Se tem uma habilidade procurada em primeiro lugar no mercado de trabalho é a colaboração. ...
  2. Flexibilidade. ...
  3. Comunicação eficaz. ...
  4. Escrita. ...
  5. Organização. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Liderança.

Resposta: As principais características pessoais que você deve incluir no seu currículo são aquelas que melhor representam sua personalidade, aptidões e habilidades únicas. Por exemplo, a capacidade de trabalhar em equipe, liderança, criatividade, resiliência e comunicação.

O resumo de habilidades no currículo é um pequeno texto no início do seu CV. Nele, você deve escrever um resumo do seu perfil profissional, mencionando a sua experiência mais alta, uma conquista e como você pretende contribuir para a empresa contratante.

O que não pode faltar em um currículo

  • Cabeçalho.
  • Formatação do currículo.
  • Experiências de trabalho.
  • Educação.
  • Habilidades.
  • Introdução do currículo.
  • Português correto.

É importante que você dê exemplos concretos para mostrar qual foi a sua contribuição nas empresas pelas quais você passou. Descreva situações específicas que contém o quão efetivo você foi nas suas funções anteriores, fale sobre as mudanças que você implementou e os objetivos que você alcançou.

Ao perguntar “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador quer entender a sua visão de futuro profissional, se você realmente está interessado na vaga que a empresa oferece e se o investimento na sua carreira vai valer a pena financeiramente.

Companheirismo e empatia são habilidade valorizadas por recrutadores das empresas mais concorridas do mundo. Destacar-se em um processo seletivo não é tarefa fácil, principalmente quando há centenas de pessoas concorrendo a uma mesma vaga. Para impressionar um recrutador, é preciso se preparar e segurar a ansiedade.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

Qualificação é o ato ou efeito de qualificar, ou seja, atribuir uma qualidade ou um título a algo. Este termo pode ser também atribuído as condições referentes à formação profissional e experiência de alguém, sugeridas para o exercício de um cargo, por exemplo.

O segredo para descrever habilidade profissionais no currículo é inserir informações validadas.
...
O mais comum é fazer uma lista simples:

  1. competências e habilidades.
  2. proatividade;
  3. boa comunicação;
  4. autoconfiança;
  5. capacidade de aprender.

Organize sua rotina
Uma das formas de lidar com a pressão no ambiente de trabalho é se manter sempre organizado, pois a organização vai ajudar você a não se desesperar quando for exigir algo. Ou quando os clientes entrarem em contato solicitando que você faça o atendimento das demandas deles mais rápido possível.