O quê Tamar fez foi errado?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A decisão de Tamar de fingir que era uma prostituta para poder engravidar de Judá violava a lei da castidade. Tamar sabia que suas ações poderiam ter graves consequências, como ser sentenciada à morte.

O papel de Tamar no agregado familiar tornava-a vulnerável: ela não podia se recusar a servir ou cozinhar para aquele homem. Os jovens, especialmente as meninas, são muito vulneráveis à violência sexual.

Judá procrastinou em dá-la ao seu terceiro filho que era ainda bem mais jovem do que seus irmãos. Assim, Tamar ocultou sua identidade e se disfarçou de prostituta para conseguir que o próprio sogro tivesse relações sexuais com ela, astutamente ficando com o anel de chancela, o cordão e a vara dele como garantia.

Tamar (Juliana Xavier) experimentou muito sofrimento em "Gênesis", mas vai ganhar um final feliz, depois que Judá (Thiago Rodrigues) decide mantê-la em sua família, ajudando a nora na criação dos gêmeos, que nascem nos últimos capítulos. A decisão vai deixar até mesmo o coração de Jacó (Petrônio Gontijo) quentinho.

Muriel (Rhaisa Batista) morrerá de tristeza após os destinos trágicos de Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) em Gênesis. Viúvo, Judá (Thiago Rodrigues) se desesperará com a nova desgraça, mas afogará as mágoas e viverá o luto na cama com Tamar (Juliana Xavier) na novela bíblica da Record.

Tamar, por sua vez, sendo estrangeira e participante da família, pelo casamento, mesmo após a morte do marido, não teve a sua vida por preciosa e buscou descendência para o seu marido. Podemos afirmar de Tamar, que ela foi uma mulher sábia, pois edificou casa ao seu marido, mesmo ele sendo perverso aos olhos de Deus.

Judá concordou com o pedido de Tamar e entregou seus objetos a ela para que pudesse possuí-la. Depois de ter tido relações com Judá, Tamar saiu e novamente vestiu os vestidos de sua viuvez.

Sem sorte, ela enfrenta a viuvez pela segunda vez após o rapaz sofrer um acidente fatal. Acusada pela sogra, Muriel (Rhaisa Batista) de ser uma maldição para a família, a moça se desespera ao achar que não tem futuro algum. Ela é enviada de volta à família pelo sogro e começa a planejar uma reviravolta para sua vida.

Tamar (Juliana Xavier) ficará viúva e será obrigada a casar com Onã (Caio Vegatti) para engravidar. Em Gênesis, Tamar (Juliana Xavier) presenciará a morte de Er (Tiago Marques), que será sufocado em um castigo divino por sua violência e deixará a mulher antes mesmo de ter herdeiros.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

A morte de Nabal
Como ele estava muito embriagado, ela não lhe disse nada. No outro dia pela manhã, quando ele já estava sóbrio, ela lhe contou sobre tudo o que havia acontecido. Então a Bíblia diz que Nabal sofreu um ataque e ficou paralisado como uma pedra.

Nos últimos capítulos da novela "Gênesis", Tamar (Juliana Xavier) vai revelar a Judá (Thiago Rodrigues) que está grávida dele. A sofredora irá se deitar com o pastor após ficar viúva duas vezes e ser mandada de volta para a casa do pai sem ter conseguido engravidar.

Muriel (Rhaisa Batista) entrará em depressão após perder os filhos e morrerá no colo do marido.

Muriel foi a esposa de Judá na novela Gênesis. Judá a conheceu na casa de Hira (Sandro Pedroso) e logo se apaixonou pela moça. Poucos capítulos depois, o casal oficializou a união. Depois do casamento, Muriel e Judá na novela Gênesis tiveram três filhos.

Judá, um dos filhos de Jacó, resolveu morar distante da sua família. Casou-se com uma mulher cananéia e teve filhos. Seu primeiro filho, chamado Er, casou-se com uma jovem de nome Tamar. Mas a Bíblia conta que Er "era perverso perante o Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer" (Gênesis 38.7).

Tamar: Significa “palmeira”. Tem origem no hebraico Thamar, que quer dizer literalmente “palmeira”. O nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi.

Continuar lendo Qual foi o fim de Tamar?