O que tá escrito em Provérbios 18 21?

Perguntado por: itrindade9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza.

Pratica a retidão e a justiça — Segue a retidão e a benevolência — Do Senhor vem a vitória. 1 Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina. 2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor pondera os acorações.

22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor. 22 O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Ele permite que muita coisa se realize em nossos caminhos, e nos presenteia, por vezes, com a concretização de sonhos. Ele estabelece os nossos planos, quando sabe que trarão bênçãos para nossas vidas, e Ele nos livra do mal. Ele nos sustenta e guarda, e tolera nossos abusos e “humores”. Porque Ele nos ama.

24 O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. 24 O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.

"Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela" (Provérbios 18:19) Os relacionamentos pessoais, de fato, são grandes desafios para todas as pessoas.

Este versículo em outras versões da Bíblia
8 As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas. 8 As palavras do linguareiro são como doces bocados, e elas descem ao íntimo do ventre.

21 Aquele que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra. 21 O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.

3 Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício. 3 Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer-lhe sacrifício.

A lição aqui não é a troca de presentes e sim um presente particular e pessoal de uma pessoa a outra. Um homem sábio os utiliza em defesa própria ou para restaurar relacionamentos afetados ou ameaçados. Um homem mau os utiliza para subverter a justiça e o julgamento subornando um juiz ou outra autoridade ofendida.

6 Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. 7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma.

18 Não havendo avisão, o povo fica desenfreado; porém o que guarda a blei, esse é bem-aventurado. 19 O servo não se emendará com palavras, porque ainda que te entenda, todavia não responderá.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

Significado de Provérbio
[Religião] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar; pensamento. substantivo masculino plural Provérbios. Livro bíblico ou Livro dos Provérbios do Antigo Testamento cujos textos têm o propósito de educar ou de aconselhar.

Este versículo em outras versões da Bíblia
21 Fazer acepção de pessoas não é bom; mas até por um bocado de pão prevaricará o homem. 21 Ter respeito à aparência de pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão o homem prevaricará.

19:20 O caminho da sabedoria
Portanto, a sabedoria procede a instrução, e a instrução é a base da sabedoria.

Salomão, depois de fazer certo mistério sobre o desfecho dos planos do homem, revela que, no final das contas, “o que prevalece é o propósito do Senhor”.

17 O amigo ama em todo o tempo, e para a aangústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que aalça a sua porta busca a ruína.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.