O que tá escrito em Isaías 61?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Isaías 61. Isaías fala acerca do Messias — O Messias terá o Espírito, pregará o evangelho e proclamará liberdade — Nos últimos dias, o Senhor chamará Seus ministros e fará um convênio eterno com o povo.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

O livro de Isaías foi escrito em uma época de grande iniquidade e apostasia e aborda tanto acontecimentos dos dias de Isaías como acontecimentos futuros. Talvez a parte mais importante desse livro seja o testemunho de Isaías de que Jesus é o Cristo, o Santo de Israel e o Messias prometido.

Isaías 61.1-3 nos dá a descrição do Messias e da sua unção, e relaciona-se a sua missão ou ministério. Isaías está descrevendo mais diretamente quanto ao seu caráter e supremacia no capítulo 11.2,3. Quando Jesus começou seu ministério, citou esses versículos e os aplicou assim mesmo.

Pregar a palavra de Deus é, na sua essência, passar o conhecimento espiritual do cristianismo de forma prática para a vida das pessoas que precisam de algum auxílio ou acolhimento em um momento de dificuldade.

“Honra teu pai e tua mãe” -- este é o primeiro mandamento com promessa -- “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Os filhos precisam pensar que o relacionamento com seus pais lhes impõem alguma metas para toda a vida.

Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não se aliar à Síria e a Israel contra a Assíria. Isaías profetizou sobre a destruição dos ímpios, a coligação de Israel nos últimos dias e o poder que Jesus Cristo tem para salvar Seu povo caso as pessoas se arrependam.

Números 6:24-26 NVI
“O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Pode parecer trivial, mas a diferença entre pregar e ministrar é muito significativa e estabelece uma importante distinção entre ministros e pregadores. Pregar o Evangelho é anunciá-lo, proclamá-lo, divulgá-lo, promulgá-lo. Ministrar a Palavra de Deus é suprir as necessidades espirituais dos ouvintes.

O mais indicado na primeira pregação, é contar o que Deus fez em sua vida, ou seja, seu testemunho, pois isso mexe muito com as pessoas. Porém, se você está aqui é porque deseja se preparar mais, por isso, preparei um estudo bem rico com informações necessárias para sua primeira oportunidade.

Depois de pregar, você precisa se preparar para os ataques do Inimigo e da carne. Assim como os soldados se preparam para a ofensiva do inimigo, você precisa se preparar para ser atacado. Antes, durante e depois dos ataques, corra para as boas novas do Evangelho.

Isaías prometeu que Deus enviaria luz e alegria por meio do nascimento de uma criança que quebraria o “jugo da sua carga” (Isaías 9:4) e seria chamada “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (v. 6).

O livro de Isaías também é escrito de modo sistemático, o que nos ajuda a entender a mensagem. A primeira parte do livro é sobre a criação de um remanescente, e a segunda é sobre libertação. Os profetas que estão na primeira parte do livro recebem instrução de escrever, mas na segunda parte recebem a instrução de ler.

Isaías serviu como profeta de 740 a 701 a.C. Foram 40 anos! Na época de seu chamado, pode ser que Isaías não fosse o idoso de cabelos brancos que geralmente imaginamos. Podemos ler a respeito de seu chamado em 2 Néfi 16. Ele tinha uma família.

A unção com óleo da alegria é uma figura da unção sacerdotal do Antigo Testamento. Êxodo 30:25; que se realiza com a plenitude do Espírito Santo em nós.

Viver de maneira a oferecer grinalda em vez de cinzas é um ato de fé que segue o exemplo do Salvador. O livro de 1 Samuel relata uma história pouco conhecida de Davi, o futuro rei de Israel, e uma mulher chamada Abigail.

Em Isaías 62, o Senhor Deus convoca o profeta para orar e interceder por Sião. A função dele era basicamente, pregar e orar. Aqui Isaías exerce a segunda parte de sua missão. Ele deve interceder pela glória de Jerusalém, com o objetivo de que no futuro dela se manifeste, e tal como o Senhor falou aconteça.

A palavra pode estar respaldada na verdade ou esconder a mesma verdade. Afinal, através da fala, das palavras, criamos a nossa realidade. E assim como criamos, com a fala também temos o poder de transformá-la.

Poder da palavra na Bíblia. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.

A couraça da justiça é um dos equipamentos que compõe a armadura de Deus que todo cristão deve usar. A couraça da justiça age diretamente como proteção do coração do crente, que na linguagem bíblica implica na personalidade, consciência e vontade da pessoa.