O que sustenta mais carne ou ovo?

Perguntado por: ncustodio4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Por exemplo, um bife de 100 g possui em média 23g de proteína. Enquanto que 100 g de ovo, cerca de 11 g de proteínas. Ou seja, seria necessário consumir aproximadamente 200g – o equivalente a três unidades – de ovos para alcançar a quantidade de proteínas que um bife fornece.

Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos. Em termos práticos: De 4 a 5 ovos médios cozidos.

Proteínas vegetais: 8 opções para você substituir a carne

  1. Soja. Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. ...
  2. Grão-de-bico. ...
  3. Tofu. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Lentilha. ...
  6. Espinafre. ...
  7. Ervilhas. ...
  8. Castanha de caju.

Ovos são produtos de origem animal, mas se diferem da carne por conta da sua origem biológica. O que conhecemos como “carne” é o que corresponde às estruturas do corpo de um animal, como a pele, os tecidos, a gordura, os órgãos e outros. Os ovos, apesar de virem do animal, não fazem parte desse grupo.

Ovovegetarianismo mantém os ovos na dieta, mas exclui outros derivados. O diferencial desse tipo de vegetarianismo é que, além de excluir as carnes do cardápio, também descarta produtos de origem animal, como leite, queijo, iogurte e requeijão - exceto o ovo.

Posso comer ovo todos os dias? Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Além de ser um alimento versátil e de fácil preparo, o ovo contém inúmeros benefícios. “Ajuda no aumento da massa muscular e, por conter antioxidantes, como vitaminas, selênio e zinco, retarda o envelhecimento, melhora o sistema imune e auxilia na prevenção de doenças”, enumera Leila Fernandez.

Do ponto de vista nutricional, o ovo é, sem dúvidas, um alimento completo – ficando atrás apenas do leite materno – além de ser a proteína de maior valor biológico que existe por apresentar muitos dos nutrientes que o nosso organismo precisa.

Dentre os cortes mais ricos em proteínas, destaca-se o contra-filé, coxão mole, filé mignon, lagarto, miolo do alcatra, maminha, músculo e patinho. Ou seja, no geral, são os mesmos cortes mais magros também!

Não importa como você prepare seus ovos de galinha, a quantidade de nutrientes será quase sempre muito parecida. A diferença só acontece quando você usa um ingrediente a mais no preparo – por exemplo o óleo para fazer ovos fritos ou os ingredientes da omelete.

A eliminação da carne vermelha reduz a quantidade de gordura saturada ingerida, associada a níveis mais elevados de colesterol. O acúmulo dessas gorduras, ao longo do tempo, pode favorecer o desenvolvimento de distúrbios e doenças cardiovasculares.

Veja alimentos com vitamina B12 que podem ser encontrados em fontes de origem animal:

  1. Leite e produtos lácteos. Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12 na dieta. ...
  2. Ovos. Os ovos são excelentes fontes de vitamina B12. ...
  3. Salmão.

Abacate

Abacate. Fonte de proteínas para substituir a carne, de carboidratos, de gorduras e de fibras, o abacate é uma fruta versátil e que pode ser consumida como vitamina, in natura e até em lanches.

Fonte de proteínas
As carnes vermelhas são fontes de proteínas de alto valor biológico, ou seja, apresentam todos os aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos pela alimentação.

Como a carne bovina tem em média de 20g a 30g de proteínas, em uma porção de 100g, ela pode ser substituída pela carne de frango, que também sofreu aumento, mas que mesmo assim está mais barata.

O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular

  • Frango;
  • Carne vermelha;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Leite e seus derivados;
  • Kefir.

ovovegetarianos: consomem apenas ovos e cortam os demais produtos de origem animal; lactovegetarianos: consomem apenas laticínios (leite, queijo, iogurte, manteiga, dentre outros) e cortam os demais produtos de origem animal.

Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.