O que suja os bicos injetores?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Ele diz que combustível adulterado, filtro de combustível saturado e a falta de estanqueidade do sistema de injeção são os principais causadores de sujeira nos bicos injetores.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.

Apesar do mau funcionamento do bico injetor ser influenciado por impurezas no combustível, as falhas podem ocorrer devido a problemas no comando da ECU, mau contato do plug do bico injetor, falha na bomba de combustível, sujeira no filtro e pré-filtro de combustível, entre outros problemas como velas, etc.

Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.

A limpeza de injeção eletrônica deve ser feita quando há um grande acumulo de sujeira em seu veiculo. Os preços variam de cada oficina custando em média de R$80,00 A 120,00 Reais.

Embora em alguns casos possam ter uma vida útil de milhares de quilômetros, recomenda-se limpá-los a cada 30 mil quilômetros.

Após o tempo de limpeza, que pode variar de 5 a 15 minutos, é necessário remover o produto da limpeza de dentro das válvulas através de uma retro-lavagem (2c). Esta etapa é feita com as válvulas encaixadas no suporte e instaladas na bancada de testes de vazão.

Existe uma discussão entre especialistas quanto à necessidade ou não de limpar o bico injetor. A rigor, os bicos injetores não precisam, nem devem ser limpos com frequência, embora sejam fundamentais para o funcionamento do carro. Em teoria, esse tipo de componente é considerado uma peça autolimpante.

Quando o motor falha ou engasga, perdendo o rendimento, esses são indícios de que os bicos injetores estão entupidos ou sujos (alternativa A).

Pois, então saiba: bico injetor e TBI não tem frequência de limpeza, não existe periodicidade para isso. Bico injetor e TBI só se limpam quando ficam sujos e essa sujeira se manifesta por um funcionamento irregular do motor, a marcha lenta variando, o carro espirrando ou tossindo.

O que causa o problema da injeção eletrônica? Geralmente, quando a luz da injeção eletrônica não apaga é sinal de falhas no sistema de alimentação do motor. No entanto, também pode ser um defeito no sistema de escapamento como a sonda lambda, por exemplo. Outra causa pode ser um mau contato entre sensores.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

Um carro com o motor em dia anda melhor, consome menos combustível e diminui a emissão de gases poluentes. Para alcançar essa combinação, a gasolina aditivada é fundamental, pois garante a limpeza do motor, reduzindo significativamente o acúmulo de resíduos gerados na queima do combustível.

Muitas pessoas acreditam que não é bom abastecer o veículo com gasolina aditivada, mas isso não passa de um mito. A gasolina com aditivos não prejudica o desempenho do motor do automóvel, pelo contrário, evita que o mesmo perca performance, melhorando o rendimento e evitando problemas a médio e longo prazo.

a obstrução completa e o carro vai gerar falhas vai perder potência vai aumentar o consumo e muito mais outro ponto é se você utiliza um combustível de baixíssima qualidade ou seja um combustível adulterado ou então mistura coisas ao tanque de combustível.

De acordo com o diagnóstico do profissional, a limpeza dos bicos pode acontecer, porém só se estes estiverem com algum tipo de problema, não de forma preventiva. Normalmente, a limpeza dos componentes acontecem quando o motor começa a apresentar algum sintoma de funcionamento irregular.

A limpeza periódica não é necessária
A limpeza só é necessária caso haja um acumulo de sujeira. O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho.

Geralmente, é um serviço barato, podendo variar de R$ 140,00 até R$ 200,00, mas, fique de olho! Alguns mecânicos somente colocam o aditivo no tanque. Isso não e limpeza de bico! Isso é tratamento para evitar a carbonização dos bicos!

meta aí de 150 mil km é bom estar verificando todo o bico todo o componente dele testando.

Dentre os principais motivos para você limpar o corpo de borboleta temos que ela previne o acúmulo de resíduos, mantém a preservação de componentes do automóvel, evita prejuízos e preserva o motor do automóvel. Sendo assim, ela se torna essencial para o bom desempenho do seu veículo!