O que substituir por palavrões?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Recorra às perífrases (expressões usadas quando se quer evitar dizer algo indesejado ou desagradável) para não falar palavrões.
...
Use eufemismos.

  • "Poxa" em vez de "p...".
  • "Eu me dei mal" em vez de "Eu me f...".
  • "Vá se lascar" em vez de "Vá se f...".
  • "Filho da mãe" em vez de "Filho da p...".

Porra. Provavelmente o mais comum de todos os palavrões em português.

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais atual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.

As ofensas registráveis por este canal são aquelas relacionadas aos crimes contra a honra: injúria, calúnia e difamação. O crime de ofensa ocorre quando o autor imputa à vítima: A prática de um crime sabendo que ela não o praticou (calúnia – Art. 138, do Código Penal).

Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse. Há quem defenda que xingar pode nos ajudar a lidar melhor com situações desconfortáveis do dia a dia.

Ela descobriu que dos 1.000 avaliados, cerca de 600 (60%) falam palavrões fortes, como fuck (fod*-se) e motherfucker (filho da p*ta) como parte da vida cotidiana.

Porr*, Caralh*, Merd*, C*, Fudid*, Filho da P*t* e Cacet*!

Por exemplo, abestado, estúpido, burro ou louco. Agora, se você quer trocar insultos com alguém, mas de maneira mais culta. Você pode usar acéfalo no lugar de estúpido, ou insidioso no lugar de traiçoeiro e amigo do alheio no lugar de ladrão, por exemplo.

E os termos que a maioria dos homens usam para xingar uns aos outros são um alerta do que a maioria de nós considera, provavelmente, como a maior das ofensas, falta de moral e inferioridade: ser “menos homem”.

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

Palavras de baixo calão são palavras que possuem conteúdo impróprio, inadequado, chulo, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral. Como exemplo, podemos citar as gírias que buscam ofender determinadas pessoas.

Se você vem sendo atacado nas redes sociais, por meio de xingamentos, provocações ou fofocas, então você é vítima dos delitos de injúria e difamação (art. 139 e 140 do Código Penal ).... Após juntar as provas, vá até uma Delegacia de Polícia e registre o Boletim de Ocorrência.

Para que exista o crime, é fundamental que a vítima tenha a sua dignidade ou decoro ofendidos. Assim, aquelas brincadeiras entre amigos não interessam ao Direito Penal.

Dos crimes contra a honra

  • DOS CRIMES CONTRA A HONRA.
  • Calúnia. Caluniar -é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime. ...
  • Difamação. ...
  • Injúria. ...
  • DIFERENCIAÇÃO.