O que substitui sutura?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A cola cirúrgica tem se apresentado como uma alternativa “mais simples” aos fios de sutura. Porém, antes de descartar os tradicionais pontos totalmente, é preciso se atentar a mais algumas características.

“Com o ponto, a cicatriz fica sempre menor.” O ponto une as bordas do ferimento, o que facilita a cicatrização e a regeneração dos tecidos. “Se deixar cicatrizar sozinho, o corte permanece aberto e isso pode ocasionar uma fibrose exacerbada no tecido, conhecida como queloide, que deixa a cicatriz muito maior”, explica.

Pode ser utilizado rifocina spray (encontra-se a venda em farmácias), pomada alantol (encontra-se a venda em agropecuárias) ou pomada de ungüento (encontra-se a venda em...). Não se deve fazer curativo no local da cirurgia (gaze ou faixa). O Iodo pode ser utilizado, mas não é recomendado para machos.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Esses são os principais tipos de curativos para utilizar em feridas abertas e devem ser utilizados seguindo a prescrição médica ou de um enfermeiro estomaterapeuta.

  • Alginato de cálcio. ...
  • Hidrocoloide. ...
  • Hidrogel. ...
  • Colágeno. ...
  • Espuma. ...
  • Filme transparente.

Inicia-se com um ponto na extremidade da ferida e a seguir um de cada lado nas bordas de pele opostas. Traciona-se o elástico na direção da parte cruenta da ferida aberta e faz-se giro de 180 graus, trançando-o. Novamente dá-se um ponto de cada lado da pele, prendendo-os à borracha estéril.

A literatura recomenda a sutura de ferimentos em até 6 horas decorridas do trauma mas é sabido que em ferimentos faciais até 24 horas podemos esperar sucesso em virtude da maior vascularização facial.

O fechamento primário pode ser feito de imediato (tempo menor do que 6 horas entre lesão e início de tratamento), ou retardado. Quando há contra-indicação para fechamento do ferimento, o tratamento é feito de forma aberta podendo ser fechado de forma secundária se evoluir bem.

Faça um ponto falso para cortes. Corte uma tira de esparadrapo adequada ao tamanho do ferimento, dobre a tira na metade e corte as pontas diagonalmente; quando abri-lo novamente, você verá que o meio está mais estreito do que as pontas e é essa parte que deverá ficar sobre o ferimento.

Os Curativos Feitos de Micropore™ Redondo Nexcare® são desenvolvidos para cobrir e proteger pequenos ferimentos ou regiões pós-injeção especialmente em peles frágeis e sensíveis, promovendo o melhor ambiente para a cicatrização.

As feridas suturadas podem ser mantidas abertas após 24 horas do procedimento.

Se o corte tiver mais de 0,6 mm de profundidade, a sutura pode ser recomendada. Se a camada de gordura ou até mesmo o osso estiverem visíveis, consulte um médico imediatamente.

uma ferida aberta é mais profunda que 1/2 polegada. sangramento não para com pressão direta. sangramento dura mais de 20 minutos. sangramento é o resultado de um acidente grave.

Rifocina Spray não deve ser utilizado em pacientes que apresentam alergia a rifamicinas ou a qualquer componente da fórmula.

Em casos excepcionais, tem sido relatada a possibilidade de reações severas de hipersensibilidade sistêmica incluindo choque ou reações anafiláticas, após a aplicação tópica em lesões da pele contínuas ou outras regiões do corpo.

A rifamicina SV é um antibiótico de elevado poder contra bactérias, utilizada para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada. Atua particularmente nas infecções que não respondem ao emprego de outros antibióticos e mesmo nas causadas pelos estafilococos penicilino-resistentes.