O que substitui o sangue para os Testemunhas de Jeová?

Perguntado por: nmaia6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A partir da análise dos artigos científicos que abordam tratamentos alternativos à transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová, verificou-se que na contemporaneidade são utilizadas diversas alternativas à transfusão sanguínea, como a eritropoietina ou a hemodiluição normovolêmica aguda.

No caso de recusa de transfusão de sangue, fica incumbido à equipe médica buscar tratamentos alternativos que respeitem as escolhas feitas pelo paciente e que não desrespeitem a fé dele.

Conforme pesquisa livre do motivo de as Testemunhas de Jeová não aceitarem transfusão de sangue, facilmente se evidencia que se trata de motivação eminentemente religiosa. Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29).

A melhor forma de garantir que o sangue está sendo corretamente purificado consiste em beber 1 a 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação equilibrada, com poucas gorduras e com bastantes frutas e vegetais, além de fazer exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana.

A auto-hemo, é um procedimento simples que trás grandes benefícios para nosso corpo, porque aumenta a defesa do organismo, com o uso do nosso próprio sangue , que é feito uma pulsão na veia, por meio de uma seringa de (05)ou (10)ml, enseguida injeta no músculo, esse procedimento faz o nosso organismo produzir (05) ...

As Testemunhas de Jeová não fazem uso do sangue de nenhuma das formas. O ordenamento jurídico brasileiro não possui lei ou norma que obriguem um paciente a submeter-se à transfusão sanguínea e tampouco que obriguem um médico omitir-se diante da vontade de tal paciente.

Transfusão autóloga: O sangue do próprio paciente é coletado antes da cirurgia; não ocorrerão reações adversas quando o paciente receber a transfusão.

A plasmaférese é feita por meio de um cateter que é colocado na via jugular ou femoral e cada sessão dura em média 2 horas, podendo ser feita diariamente ou em dias alternados, de acordo com a orientação do médico.

Portanto a conduta do médico: Caso iminente de morte não tem escolha, deverá realizar a transfusão mesmo sem o aceite do paciente ou seu representante legal, porém deve registrar a recusa em prontuário e evoluir o motivo da transfusão. precisa levar em consideração as recentes alternativas disponíveis de tratamento.

A COLIH é uma comissão internacional que trabalha promovendo a interligação com os hospitais e fornecendo ajuda no estabelecimento da relação médico-pacientes Testemunhas de Jeová, já que esta comunidade religiosa não aceita transfusão de sangue alogênico (doado por outras pessoas).

Em caso de haver recusa em permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo a seu Código de Ética Médica, deverá observar a seguinte conduta: 1º - Se não houver iminente perigo de vida, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus responsáveis.

A decisão no STJ foi comemorada pelo advogado Alberto Zacharias Toron, que defendeu os pais da menina morta: “É um julgamento histórico porque reafirma a liberdade religiosa e a obrigação que os médicos têm com a vida. Os ministros entenderam que a vida é um bem maior, independente da questão religiosa”.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.