O que substitui o RPG?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Dessa forma, o pilates é considerado um método bem mais completo, pois mantém os mesmos resultados do RPG e ainda traz harmonia e beleza corporal. Por isso, ele pode ser a solução que você procura, sendo um tratamento fisioterapêutico amplo que permite que seu organismo seja trabalhado como um todo.

“A exemplo de outras técnicas, como RPG e acupuntura, a quiropraxia é mais uma ferramenta à disposição do fisioterapeuta. A diferença é que a recuperação é mais rápida e eficaz. No tratamento convencional, um paciente só nota melhora após 20 sessões de duas horas.

Para quem a RPG é indicada? A Reeducação Postural Global é indicada para todo o tipo de pessoa, especialmente para aquelas que buscam ter uma melhor postura e percepção corporal, visto que a técnica também tem por objetivo, prevenir problemas que podem comprometer a funcionalidade.

A sessão de RPG dura cerca de uma hora e deve ser feita uma vez por semana. A duração do tratamento varia de acordo com os problemas de cada paciente. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Os resultados normalmente começam a aparecer a partir da terceira ou quarta sessão, tendo incidência de sucesso em quase 100% dos casos atendidos.

Como corrigir a postura corporal

  1. Praticar exercícios regularmente, para manter os músculos devidamente fortes;
  2. Ter consciência corporal e fazer pequenos ajustes ao longo do dia;
  3. Ao sentar, garantir que senta sobre o ossinho do bumbum e manter as costas apoiadas na cadeira e os pé no chão, sem cruzar as pernas.

As sessões de RPG são individualizadas, isso porque cada pessoa possui uma constituição corporal e necessidades diferentes, porém, de forma geral, as sessões duram em torno de 1 hora e são necessárias pelo menos 3 sessões.

O plano de saúde cobre RPG? Como mencionamos no tópico anterior, o tratamento de RPG é um tipo de fisioterapia. Considerando esse fator, o plano de saúde deve, sim, cobrir as sessões de RPG. Uma das razões que sustenta a obrigatoriedade é a presença do procedimento no rol de coberturas básicas da ANS.

Mesmo com alguns exercícios e cuidados no dia a dia, o mais indicado é procurar um médico ortopedista ou fisiatra especializado em problemas posturais, que juntamente com o fisioterapeuta indicará o tratamento e os exercícios mais adequados para melhorar a postura.

Quais são as indicações? A quiropraxia é indicada para tratar e evitar subluxações. Esses são problemas de alinhamento das vértebras, que geram consequências para a coluna vertebral, as articulações, os músculos e os nervos.

Movimento para alinhar a coluna vertebral
Deite de barriga para cima com as pernas dobradas. Posicione um tubo de PVC (de 1 m x 10 cm) no chão e deite sobre ele, na vertical, com o apoio de toda a coluna e da cabeça. Mantenha as pernas dobradas. Abra os braços em cruz e mantenha cotovelos fixos no chão.

Sendo assim, podemos concluir que o RPG trataria questões de dores agudas e inícios de tratamento onde ênfases específicas em determinadas regiões do corpo são necessárias, enquanto que o Pilates é recomendado para a boa manutenção do corpo com fortalecimento muscular e equilíbrio geral, após esse trabalho inicial mais ...

Segundo orientação e recomendação do Conselho Federal uma sessão de RPG atualmente está no valor de no mínimo de R$104,00 por sessão.

O RPG costuma ser realizado de uma a duas vezes na semana, com cerca de uma hora de duração, sempre considerando o tipo de problema apresentado pelo paciente. É importante, em alguns casos, aumentar a frequência, como no caso de pessoas que apresentam dores agudas.

R$ 1.100,00.

O RPG trata diversas doenças ortopédicas e alterações posturais. Alguns exemplos são: pés planos/cavos, ou na coluna como hipercifose, hiperlordose, escoliose, até patologias articulares, reumáticas (artrite), neurológicas (hérnia de disco), e doenças respiratórias (asma/bronquite).

Estou com crise de dor na coluna, posso fazer RPG? Depende do tipo de dor, devendo ser diferenciada problemas de origem muscular ou nevrálgicos. A partir dessa análise, poderá será iniciado tratamento com RPG ou se fazer necessária avalição médica prévia.

Apesar do profissional admitir que a musculação pode, sim, causar problemas de postura e dores musculares, ele também comenta que a atividade pode ser complementada a RPG e que esta combinação, inclusive, é altamente recomendada para os atletas.

A principal diferença entre RPG e fisioterapia está no fato de que o tratamento fisioterapêutico tradicional costuma tratar os locais do corpo onde a dor se pronuncia. Assim, são utilizados métodos, aparelhos e técnicas para tratar a dor. O método RPG, por sua vez, volta-se à raiz do problema, isto é, à causa da dor.

Não é possível estabelecer um tempo específico para reeducar a postura, já que depende de vários fatores, mas sem dúvida que a postura ativa do paciente é a chave do sucesso do tratamento.