O que substitui o reboco do teto?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa. São eficazes para construções com blocos de concreto e drywall.

O gesso liso é uma tendência que está em crescimento no mercado de construção. Essa opção se destaca por ser capaz de substituir todos os processos, desde o chapisco até o reboco.

Afinal, qual é o mais barato: o gesso ou reboco? Quando comparado ao reboco, o custo final do gesso é bem menor. Além de ser um processo mais rápido, ele não requer tanta mão de obra. A aplicação de gesso também economiza material e exige menos etapas de execução.

É um produto a base de resina acrílica que quando aplicado corrige, nivela e regulariza imperfeições, podendo ser aplicado em alvenaria, pré-moldados, concreto e chapas de fibro cimento. Pode ser usado tanto externo quanto interno.

perfeito não tem problema só não pode o reboco de trás tá o. soltando. e nem força então retira. e picota lixa lava parede e dá o chapisco aí fica show de bola e não tem problema assim você consegue fazer um reboco por cima de outro aparelho aí seguindo todo esse procedimento aí.

A massa acrílica é mais resistente à umidade e, por essa razão, é mais indicada para áreas externas e molhadas (como banheiros, cozinhas e área de serviço). Ela é muito usada em fachadas de prédios, casas, lojas e escolas, por exemplo.

Há atualmente duas opções para a aplicação do reboco na parede, que são a argamassa cimentícia e o gesso. A primeira opção é a mais clássica, que oferece boa durabilidade e resistência à água tanto para áreas externas como internas.

Além disso, é necessário que as camadas tenham o diâmetro certo para que a acústica do ambiente não seja comprometida. Outro ponto que precisa ser observado é que o reboco com gesso não deve ser aplicado em locais úmidos ou que tenham contato com a chuva, pois esse tipo de material é extremamente sensível à água.

Vantagens e desvantagens do reboco de gesso
Outros fatores negativos são que ele não consegue reter umidade, não pode ser levado e possui uma resistência menor que o cimento.

Vantagens do reboco de gesso
O reboco de gesso elimina duas etapas do processo, economizando material, tempo e mão-de-obra. Para começar ele pode ser aplicado diretamente sobre os blocos, sem precisar de chapisco. E além disso, ele não precisa receber massa corrida na hora da pintura.

As placas cimentícias são como um drywall, mas em vez de gesso, são produzidas com cimento. Essas placas são agrupadas como sanduíche, com perfis metálicos no meio. Sua utilização serve em qualquer tipo de edificação, seja residencial, industrial ou comercial.

Poucos sabem, mas as placas de gesso acartonado não têm prazo de validade. Isso porque o gesso, que é obtido de um processo de moagem e calcinação do minério de gipsita, após a cristalização, ganha a solidez de uma pedra, tornando-se resistente a tremores, vibrações e choques.

Um saco de gesso está em torno de R$ 14,00, porém, o mercado geralmente vende por m2 ou ml do serviço adquirido.

As dimensões da sua embalagem são 29 x 9 x 42 cm e seu peso é 20 kg. Seu rendimento é de 1,7 kg/m². O tempo de secagem para tráfego leve é de 5 horas. Para pisos vinílicos, laminados e de cerâmica, apenas após 12 horas.

R$ 59,90.

Paredes revestidas com argamassas com cal não devem receber massa corrida imediatamente. É necessário deixar a cal reagir com o ar durante algumas semanas. Quando o ambiente que está sendo reformado estiver ocupado, a melhor alternativa é usar a massa corrida, pois ela faz menos sujeira do que o gesso.

Reboco na Laje de Isopor
Em vista disso, é recomendado que haja aplicação de chapisco colante e um aditivo especial para o isopor. Além disso, outra opção é a utilização de forro, que permite maior liberdade na escolha dos materiais e tipo de acabamento.

Degradação do reboco
É esse ditado que provavelmente está causando a degradação no reboco das suas paredes. Isso acontece porque produtos de baixa qualidade ou curto tempo de vida útil podem causar uma degradação mais rápida do reboco, dando a impressão de que ele está “esfarelando ao toque”.

Outro detalhe importante é na preparação da parede antes de receber a massa. Se é uma parede nova (reboco novo), costuma-se usar uma seladora, selando a parede e preparando-a para a massa. Caso seja uma parede já pintada, pode-se aplicar antes da massa um fundo preparador.

Acabamento para teto: 3 melhores práticas para você adotar

  1. Gesso. Esse tipo de revestimento se transformou em uma forte tendência da decoração e da construção civil. ...
  2. PVC — policloreto de vinila. ...
  3. Madeira.

O rodateto é um tipo de moldura para o teto que além de criar um acabamento diferenciado no ambiente também serve de proteção para a junção entre a parede e o teto. Podendo ser encontrado em diferentes tipos de materiais (rodateto de gesso, rodateto de madeira, rodateto autocolante, rodateto poliestireno..)