O que substitui o óleo para fritar?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

República da Saúde

  • Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  • Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  • Azeite de oliva. O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de amendoim.

O óleo vegetal (como óleo de semente de girassol, óleo de soja entre outros) é um dos óleos mais populares para fritar. É relativamente barato e tem um sabor neutro que não altera o sabor de seus alimentos. Ele também tem um alto ponto de cocção, o que significa que pode suportar temperaturas mais altas sem queimar.

Dentre as opções mais saudáveis, os especialistas destacam o óleo de semente de uva, que é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante. Ele também contém níveis muito altos de gordura poliinsaturada ômega-6 — um estudo já apontou que esse tipo de gordura pode até diminuir inflamações.

Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."

Opte pelo óleo de coco
Uma vantagem do óleo de coco é que ele não perde as suas propriedades ao ser aquecido e, por isso, pode ser usado tanto no preparo de receitas quentes quanto frias. Trata-se de um óleo funcional que possui diversas propriedades antioxidantes e, por isso, é considerado muito saudável.

É optar, por exemplo, pelos óleos vegetais para fritar a comida. Nesse caso, dê preferência às versões à base de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina E e a gordura presente é insaturada, considerada boa para o organismo.

“Em 100g de azeite de oliva extravirgem, encontram-se, em média, apenas 14g de gorduras saturadas, sendo que, a maior parte do azeite, é composta por gorduras monoinstaturadas. A manteiga possui um elevado teor gorduras saturadas, em 100g, aproximadamente 51g correspondem às gorduras saturadas.

- As comidas fritas podem fazer parte do cardápio até uma vez por semana e você deve optar por somente um tipo. Ou seja, se quiser manter a saúde, é bom evitar a famosa combinação bife frito com batatas fritas - conclui.

Óleos vegetais: é possível substituir o óleo de soja por diversos tipos de óleos vegetais disponíveis no mercado, como: coco, abacate, amendoim e canola.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

Estudos científicos revelam que banha de porco vence óleo de soja em vários índices e dosagens de colesterol; produtora de banha suína defende retorno saudável à tradição.

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

Azeite extra virgem
O azeite extravirgem ajuda na elevação do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL), já que o alimento possui gordura monoinsaturada, que é extremamente benéfica para o coração e tem ação antiinflamatória.

Azeite de oliva: Fonte de gordura monoinsaturada, esse é um dos melhores óleos para ter na cozinha, especialmente por ajudar no controle do colesterol.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

O óleo de girassol Dermaex é um óleo cicatrizante curativo, com sua base em Ácidos Graxos Essenciais (ácido oleico, ácido linoléico e ácido linolénico), além de possuir vitaminas A e E, e ainda óleo de soja, a fim de hidratar e prevenir feridas e escaras.

Diante de tantas opções de gordura disponíveis no mercado, escolher a mais saudável não é uma tarefa fácil. Porém, de modo geral, a recomendação é usar azeite para alimentos refogados e óleos vegetais para frituras.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.