O que substitui o Gramoxone?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Trata-se da tecnologia LibertyLink® que permite a utilização do herbicida LIBERTY® em culturas com a tecnologia e tolerância ao herbicida, sendo uma ferramenta promissora no manejo integrado de plantas daninhas.

Dentre as opções registradas para a dessecação da cultura da soja, temos o Diquat e o Glufosinato de amônio, ambos herbicidas não seletivos que podem ser utilizados para essa finalidade.

Com a proibição do produto, torna-se necessária a busca por novas alternativas visando substituir o produto em suas principais aplicações de uso, sendo os mais indicados para essa tarefa o Glufosinato, o Diquat e o Saflufenacil.

Por se tratar de um defensivo agrícola, não é recomendado que seja feita mistura com outros produtos. Normalmente misturas com inseticidas, fungicidas, fertilizantes, adjuvantes e redutores de pH apresentam anormalidades que podem comprometer a eficácia do produto e aumentar, em alguns casos, os níveis de fitotoxidez.

INSTRUÇÕES DE USO:
Culturas Perenes: Banana, café, cana-de-açúcar, citros e maçã: utilizar 1,5 a 2,0 L/ha. Culturas Anuais: Plantio Direto: algodão, arroz, batata, feijão, milho, trigo e soja: utilizar 1,5 a 2,0 L/ha.

ATRAZINA SD 500 SC é recomendado para o controle de plantas infestantes nas culturas de cana-de-açúcar e milho, conforme as indicações abaixo. Única aplicação em pré ou pós-emergência.

INSTRUÇÕES DE USO: DIQUAT CCAB 200 SL é um herbicida de contato, não seletivo, recomendado para controle das plantas infestantes em pós-emergência inicial e também para dessecação de culturas, conforme indicado no quadro abaixo.

ha-1 de Atrazina, podendo ser adicionado óleo mineral ou não, dependendo o caso. No entanto deve o produtor ficar atento a condição das plantas de soja, que normalmente algumas acabam escapando, e desta forma não consiguirá mais acabar com estas plantas.

Principais dessecantes de Soja
O principal dessecante que era utilizado na cultura da soja era o Paraquat, comumente utilizado na dose de 2 L. ha-1, por conta de ser um herbicida não seletivo, de baixa persistência no solo e com reduzida translocação da planta.

Assim, o Paraquat é um dessecante muito eficiente e com ação rápida (sintomas aparecem em até 30 min após aplicação) e por não se translocar pela planta, possui baixos riscos de contaminação dos grãos ou fitotoxidade em sementes.

Dicamba é o nome comercial de um herbicida da Basf que tem como princípio ativo o glufosinato de amônio, produto concorrente ao glifosato - e, portanto, ao Roundup da Monsanto.

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.

Proibição no Brasil
O prazo foi uma forma de minimizar os impactos econômicos e agronômicos da medida, considerando, principalmente, a alta eficiência do produto e o seu baixo custo. Segundo a Anvisa, os riscos decorrentes da utilização do produto poderiam ser a mutagenicidade e a doença de Parkinson.

A adição de sulfato de amônio e ureia ao glifosato aumenta a eficiência do herbicida no combate a plantas daninhas. A eficácia da mistura, que já era utilizada por muitos produtores, foi comprovada na tese de doutorado do professor Saul jorge Pinto de Carvalho, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado.

Herbicida natural de vinagre

  1. Ingredientes: 5 litros de vinagre. ...
  2. Modo de preparo: Misture dos os ingredientes e mexa até o sal grosso dissolver completamente na solução.
  3. Aplicação: Aplique somente sobre a planta alvo. ...
  4. Precauções: ...
  5. Observações:

Para fazer um spray e proteger suas plantas das ervas daninhas, você vai precisar de: 5l de vinagre, 2l de água, 100ml de detergente de louça biológico e 1 colher de sobremesa de sal grosso. Quanto mais ácido o vinagre, mais eficaz a solução. Aplique a mistura logo nas primeiras semanas após a semeadura.

Saiba como matar o mato pela raiz
Por isso, hoje traremos essa receita, caseira, ótima para matar o mato. Você precisará de uma garrafa pet, sal, água e detergente (ou sabão líquido). De início, adicione sal até a linha do fundo da garrafa. Depois 100 ml de detergente neutro.