O que substitui o Gatorade?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A Dra. Myrna destaca que a água de coco, pode ser uma boa opção para reidratar, pois é rica em vitaminas, fibras e minerais, e apresenta um valor calórico reduzido. “Além de ser natural, já é suficientemente adocicada e pode ser consumida em quantidades um pouco maiores que o isotônico.

“O melhor isotônico é a água de coco. É natural e rica em hidrolíticos (magnésio, potássio, sódio), em vitaminas e minerais, além de ser capaz de regular o PH do sangue e manter os atletas dispostos e sem fraqueza”, atesta Maria Matos, integrante da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém também aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, que facilitam a passagem da bebida pelo estômago, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas.

GATORADE HIDRATA MAIS QUE ÁGUA.
Gatorade contém hidratos e combustíveis melhores do que água. É uma afirmação ousada e estudada em quarenta e nove anos de pesquisa, tanto no laboratório e no esporte.

Existem alguns isotônicos naturais, como a água de coco ou o suco da melancia, mas também é possível optar por opções saborizadas da bebida, como o isotônico de tangerina da Taeq, que ajuda a começar o dia com muita energia e disposição.

Em casos leves ou moderados, para crianças, adultos e idosos, o mais indicado é beber água em pequenos goles, tomando intervalos curtos entre eles. Dessa forma, o organismo poderá assimilar a ingestão de líquidos e irá se reidratar gradativamente.

Basta misturar 50 ml de suco (de laranja, limão ou uva), de preferência natural, com 500 ml de água. Depois acrescentar duas colhes de sopa de açúcar cristal e uma de chá de sal.

Água ou isotônico, o veredito
Isso pode ajudar no seu desempenho também. Quando os ciclistas tomaram uma bebida esportiva pesada em um pedal de mais de 60 Km, eles terminaram 6,5% mais rápido do que aqueles que beberam água pura, segundo um estudo publicado no Journal of International Society of Sports Nutrition.

Gente, tanto o energético como o isotônico dão energia e ajudam recuperar o gás, tá? Agora, enquanto o energético é ótimo pra aumentar a disposição na hora de trabalhar, estudar ou até ir pra festas, o isotônico é ideal pra repor os líquidos e nutrientes perdidos no suor durante os exercícios físicos.

O sódio, o potássio e o fósforo são todos eletrólitos importantes — ou minerais que ajudam a regular nervos, músculos e níveis de hidratação. Sódio e potássio ajudam os músculos a contrair, e o fósforo aumenta a sua capacidade aeróbica.

Com 31 gramas de açúcar, não é lá a melhor ideia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 50 gramas por dia, mas o ideal é não ultrapassar 25 gramas. Segundo o perfil de nutrientes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), esse produto é alto em açúcar e em sódio.

Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar). Em caso grave de intoxicação alimentar, pode ser necessário tomar um antibiótico.

Como a função dessa bebida é hidratar o corpo e recuperar sais minerais e carboidratos perdidos, o isotônico Gatorade pode ser consumido durante ou depois do exercício.

Alguns líquidos ajudam a prevenir a desidratação melhor do que outros: ? Crianças mais velhas e adultos podem beber bebidas esportivas, tipo gatorade. Porém em casos de diarréia acentuada é necessário solução de reidratação oral.

Consuma frutas, verduras e legumes ricos em água
Através da alimentação você pode contribuir também para a hidratação do seu organismo. Segundo nutricionistas, frutas e vegetais podem carregar 90% de água em sua composição, por exemplo, alguns alimentos como salada de alface, tomate e rabanete.

Gatorade na prevenção da ressaca
Recomenda-se ingerir água de coco ou uma bebida esportiva como Gatorade entre as doses de bebida alcoólica para já adiantar o reabastecimento de fluidos e eletrólitos que são perdidos por conta do consumo de álcool.