O que substitui o feijão ferro?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.

carnes

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

O feijão como aliado contra a anemia
E vale ressaltar que essa propriedade não está presente apenas no feijão preto: embora ele seja mais famoso na prevenção da anemia, todos os tipos de feijão oferecem boas quantidades de ferro, incluindo o feijão carioca e o feijão vermelho.

Folhas verdes escuras (couve, agrião, cheiro-verde, rúcula e mais) e vegetais. Leguminosas (feijão de todos os tipos, lentilha, ervilha, grão-de-bico e outras) Castanhas. Melado de cana, rapadura e açúcar mascavo.

Ele é um alimento importante de ser ingerido diariamente porque a sua composição nutricional é muito completa. O carboidrato oferece energia para as atividades diárias.

Os benefícios da lentilha para a saúde
Apesar dos valores nutricionais muito próximos ao do feijão carioca, quando comparados, a lentilha ainda é uma fonte maior de ferro e ácido fólico.

1. Lentilha rosa – possui mais proteína que o feijão e tem um sabor suave, podendo ser usada na forma de salada. Arroz negro – tem 250% mais quantidade de proteína que o arroz branco e 30% mais que o arroz integral; possui grande quantidade de compostos bioativos, que são essenciais para nossa saúde. 2.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Como aumentar a ferritina
Por outro lado, para aumentar os níveis de ferritina deve-se incluir na dieta alimentos ricos em ferro. Vamos a alguns deles: Carnes: carne vermelha, frango, peixes e carne de porco são boas fontes de ferro.

Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.

Vegetais verdes. Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100g contêm cerca de 3,6mg de ferro. Folhas verde-escuras são fontes de fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a fortalecer o organismo e ainda impede reduz as chances de ele contrair alguma doença.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100 g contêm cerca de 3,6 mg de ferro. Folhas verde-escuras são fontes de fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a fortalecer o organismo e, ainda, reduz as chances de ele contrair alguma doença.

Então a dica de hoje é fazer um feijão incrementado com folhas do vegetal que é rico em ferro — ele possui mais do mineral do que um bife, por exemplo. Outra dica interessante, ainda mais se você tem dificuldade em comer legumes e verduras, é fazer um caldo de feijão com couve e brócolis.

Alimentos a serem evitados na anemia
Além disso, os fitatos e taninos, devem ser evitados junto ao consumo de ferro. Eles estão presentes na composição do café, do chá preto e do chá mate e também prejudicam a absorção do mineral no intestino.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio) Ovos.

vitamina C

Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).

À noite engorda? Não. Entretanto, o melhor horário para consumir feijão é durante o almoço, já que à noite o metabolismo fica mais lento, o que pode retardar a digestão do grão, levando a desconfortos como flatulência e sensação de inchaço.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde prevê a ingestão de arroz e feijão todos os dias. A dica para uma proporção ideal é uma porção de feijão para duas de arroz. O consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças.