O que substitui o esterco de galinha?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Turfa Líquida: saiba mais sobre o fertilizante que substitui o esterco animal e a cama de frango. Desde que foi proibida como alimento para os ruminantes, a cama de frango vem sido usada como adubo. Essa prática ajuda no quesito sustentabilidade e reaproveitamento dos resíduos gerados.

No entanto, com o aumento da demanda, o preço do esterco de galinha vem aumentando. De acordo com pesquisa do Pecege, a tonelada desse esterco, saiu de 100 reais em julho de 2021 e fechou 21 a quase 300 reais a tonelada.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

Para preparar o próprio composto orgânico para adubar sua horta doméstica, pode-se usar as sobras de alimentos crus, resultantes do preparo das refeições, como restos de verduras não temperadas, folhas danificadas, cascas, frutos podres, alguns bagaços, borra de café, cascas de ovos, enfim, todo o lixo orgânico deve ...

Em média os estercos de galinha apresentam composição em torno de 17 a 28 % N (17 a 28 kg N/t) 22 a 37% P2O5 (22 a 30 kg P2O5/t) e 12 a 17% de K2O (12 a 17 kg K2O/t) além de enxofre boro e outros micronutrientes em teores variáveis.

Posteriormente, é só regar e utilizar uma pá para misturar bem todos os materiais. Também é importante virar a pilha de adubo a cada duas ou três semanas. O tempo médio, para que haja a compostagem adequada do esterco de galinha e o produto fique pronto, é de seis a nove meses.

O esterco de galinha pode ser aplicado em quais plantações? O esterco de galinha pode ser aplicado em várias colheitas. Por ser rico em nitrogênio, beneficia a produção de feijão e milho, por exemplo. Há também fósforo e potássio como nutrientes.

Veja abaixo:

  1. Use sementeiras. Toda horta começa com uma sementeira, que são bandejas de isopor e plástico ou simplesmente copinhos descartáveis onde você vai produzir suas mudas. ...
  2. Bom solo é fundamental. ...
  3. Use brita e bidin. ...
  4. Canteiros são práticos. ...
  5. Plante na vertical. ...
  6. Intercale culturas. ...
  7. Use adubo orgânico.

esterco

O esterco ou estrume é proveniente de diversos animais, como aves, bovinos e suínos, e é o adubo orgânico mais tradicional. Ele é muito utilizado em hortas e em plantações em geral, pois tem um alto potencial como fertilizante, especialmente quando misturado a outros tipos de adubos orgânicos.

A embalagem do Esterco de Galinha possui 1kg. Recomendações de uso: 100g para 1kg de terra na formação de vasos ou 500g por metro quadrado de terra para formação de jardim.

O esterco de codornas possui uma enorme utilidade em hortas, jardins, pomares e em diversos outros tipos de plantações por sua ampla riqueza de nutrientes. Este é um dos compostos que mais ajuda as plantas em seu florescimento, crescendo com saúde e gerando frutos saudáveis.

A torta de mamona é o resíduo da extração do óleo das sementes da mamoneira. Ela pode ser usada como adubo orgânico, pois possui elevados teores de nitrogênio, fósforo, cálcio e micronutrientes.

Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.

A adubação orgânica pode ser feita com esterco curtido. O recomendado é colocar de 15 a 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha por metro quadrado de canteiro. O esterco deve ser bem incorporado à terra.

O estrume é formado por um conjunto de matéria orgânica excretada pelos animais. Ele é formado por água e celulose, e sua composição conta com a presença de nutrientes como fósforo e nitrogênio. Esse material pode ser utilizado para a produção de fertilizantes agrícolas, biogás e biochar.

Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.