O que substitui o conhaque para flambar?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

O conhaque é o mais usado, mas também é possível usar licor, vodca, cachaça e rum.

O rum e a cachaça são ótimos parceiros dos cozinheiros para flambar, essas bebidas são mais adocicadas e deixam uma caramelização melhor e mais saborosa. Mas a mais usada e a preferida é sem dúvida o Cognac. Se você não tiver Cognac ou Armagnac pode usar qualquer destilado de vinho que funciona muito bem.

Ao queimar de. forma parcial o álcool, o ato de flambar reduz o teor. alcoólico do prato, mantendo o sabor da bebida. utilizada.

Os destilados usados para flambar precisam possuir, no mínimo, um teor alcoólico de 40%. O conhaque é o mais usado, mas também pode usar licor, vodca, cachaça e rum. Por exemplo, receitas doces podem fazer uso de kirsch, um destilado feito à base de cerejas, ou grand marnier, um licor de laranja com conhaque.

Bebidas para flambar
Pode-se utilizar rum, brandy, cachaça, vodka, alguns licores, entre outras. Para escolher a ideal para flambar cada alimento, é preciso levar em consideração o sabor da bebida alcoólica.

Rum

Rum, conhaque ou outras bebidas licorosas com sabor pronunciado e com cerca de 40% de álcool são considerados ideais para flambar.

Sim, pode flambar com gin. O gin é uma bebida alcólica com graduação alta, por isso é inflamável o suficiente.

Pegue uma frigideira e leve ao fogo alto com o alimento que será flambado; Adicione a bebida alcoólica e aproxime a borda da frigideira perto da boca do fogão para pôr fogo na panela; Mexa a frigideira para espalhar o álcool e o fogo por todo o alimento, tomando cuidado; Cozinhe a comida até o álcool evaporar.

A flambagem acontece quando a peça sofre flexão tranversalmente devido à compressão axial. A flambagem é considerada uma instabilidade elástica, assim, a peça pode perder sua estabilidade sem que o material já tenha atingido a sua tensão de escoamento.

Saiba que o calor execessivo pode danificar a camada antiaderente do objeto e ainda causar a liberação de toxinas. Caso você precise de chamas potentes, opte por um instrumento de ferro fundido. O mesmo vale para colocar a frigideira no forno.

Adicione a tequila na frigideira e coloque fogo na mistura usando um acendedor ou fósforo. Misture um pouco, apenas mexendo a frigideira, até o fogo apagar. Acrescente o creme de pimenta reservado e tempere tudo com sal a gosto. Deixe ferver um pouco e sirva a seguir com coentro picado e pimenta chipotle seca.

Se a ideia é flambar, o conhaque será ótimo para cozinhar carne vermelha, enquanto a cachaça combinará melhor com aves e peças mais delicadas. O ato performático de “colocar fogo” na comida acentua o sabor e o aroma do prato, a partir de três possibilidades distintas.

Com o uso regular, o conhaque pode afetar o metabolismo de carboidratos e gorduras. Além disso, se a dosagem for superior a 80 ml, o conhaque tem um efeito vasoconstritor”, observa o médico em entrevista à agência russa de notícias Prime.

Para flambar, tenha muita calma e escolha bem os detalhes
Feito isso, você deve preparar a carne. Muitos profissionais da culinária afirmam que o ideal é flambar apenas quando o alimento já estiver pronto. Então, quando chegar ao ponto em que você gosta, afaste a frigideira do fogo e vire o álcool.

gás butano

gás para maçarico culinário ideal para flambar alimentos gás butano.

Depois de despejar o álcool pegue num fósforo comprido, acenda-o e encoste a chama ao álcool despejado. Isso vai fazer com o álcool pegue fogo. Agora que o álcool está em chamas, o processo de flambar se iniciou, e por isso vá mexendo com cuidado a comida para não salpicar e para que o sabor da bebida fique na comida.

Você já ouviu falar de pudim de cachaça flambado? Essa receita não é de um pudim alcoólico, pois quando se flamba algum alimento, o álcool evapora, restando somente o aroma e sabor da bebida. Esse pudim de cachaça leva uma calda de caramelo com uvas passas é assado em banho-maria.