O que substitui o antialérgico?

Perguntado por: dgentil9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Chá verde. Este é, sem dúvida, um dos melhores anti-histamínicos naturais, pois, na sua composição, existem duas substâncias com ação antioxidante: as catequinas e a quercetina. Esses elementos são o que reduzem a produção de histamina.

Assim como a irrigação nasal, o exercício físico é mais uma solução do que um remédio caseiro para alergia. Porém, pesquisas mostram que o exercício, principalmente em dias frios, pode ajudar no alívio dos sintomas respiratórios causados por reações alérgicas.

Qual o melhor antialérgico? Os melhores antialérgicos são os de segunda e terceira geração, pois não costumam causar sonolência e podem ser administrados apenas 1x/dia. Para o tratamento de rinite, conjuntivite alérgica e urticária esses são os medicamentos de escolha.

4 – Frutas cítricas são bons alimentos para rinite
São ricas em antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. Desse modo, inclua na dieta limão, laranja e abacaxi, que se destacam por conter bromelina, uma substância que reduz a congestão nasal e a inflamação das vias aéreas.

Nosso corticóide natural é o cortisol, tem pico de concentração no sangue logo pela manhã, antes de acordar, sendo que produzimos o equivalente a 20 mg de hidrocortisona ou 5 mg de prednisona (que são corticosteróides sintéticos) ao longo de todo o dia.

até 3 dias para alergias respiratórias. algumas horas ou até um dia para alergia alimentar (o início geralmente é imediato); reação imediata que pode durar de 30 minutos até uma hora (quando os sintomas aparecem depois de 24h, pode perdurar por semanas); de 4 dias até duas semanas para alergias cutâneas.

Corticoide nasal ou oral
Além de reduzir a resposta alérgica do organismo, esse tipo de remédio para rinite pode ter efeito anti-inflamatório, dependendo da dose receitada. Por isso, eles podem fazer parte do tratamento para rinite alérgica — desde que prescritos por um profissional da saúde.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

A causa mais provável é o aumento da produção de certas substâncias no nosso corpo, denominadas de catecolaminas, que liberam o hormônio cortisol. O corpo, por sua vez, é atacado e reage provocando uma reação inflamatória e é assim que a alergia emocional começa o seu ciclo.

REACTINE® age três vezes mais rápido por até 24 horas no combate dos sintomas da alergia.

Prednisona é indicado para o tratamento de várias doenças endócrinas, osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas e outras que respondam ao tratamento com corticosteroides.

Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona. Casos menos graves podem ser tratados com produtos hipoalergênicos calmantes e loções com substâncias como camomila ou alfazema.

Para combater a alergia de modo natural e eficiente, as vitaminas do grupo B são excelentes aliadas. Tais como a vitamina B2 ou riboflavina, vitamina B5 ou ácido pantoténico e a vitamina B6 ou piridoxina.

Trigo, aveia e centeio: esses cereais também apresentam elevados índices de alergia alimentar em crianças. O glúten é a principal proteína causadora da reação alérgica. Frutos do mar: caranguejo, camarão e lagosta são geralmente os que provocam reações alérgicas mais severas.

Outono e inverno são as épocas do ano em que as crises alérgicas ficam mais frequentes.

Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre.