O que substitui fofoca?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

1 mexerico, bisbilhotice, fuxico, futrica, cochicho, indiscrição, dito, intriga, intromissão, difamação, maledicência, calúnia, detração, detratação.

Fofoca é um substantivo feminino que significa bisbilhotice, mexerico. A fofoca consiste no ato de descobrir uma informação sobre alguém e posteriormente contar essa informação a uma ou várias pessoas.

Aquilo que se comenta com o intuito de causar intrigas. Conversa sem fundamento; especulação. Ação ou efeito de fofocar, de bisbilhotar, de divulgar os segredos de outras pessoas. Etimologia (origem da palavra fofoca).

Sinônimo de falsidade

  • Qualidade do que é falso: 1 mentira, inverdade, invenção, inautenticidade, balela, lorota, ilusão, história, invencionice, patarata, peta. ...
  • Atitude de fingimento e hipocrisia: ...
  • Atitude criminosa para enganar alguém:

A fofoca pode servir para tentar antecipar, prevenir ou remediar qualquer atitude que coloque em risco a estabilidade e coesão de um grupo. Neste sentido, pode ser um poderoso mecanismo de defesa contra elementos que ameacem a segurança de determinados grupos ou indivíduos isolados.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Fofoca ou fuxico, consiste na divulgação de fatos da vida alheia, verídicos ou não, sem o respectivo consentimento.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

Eis o artigo da Calúnia dentro do Código Penal:
138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Se você foi vítima de difamação ou calúnia, você pode deve procurar um advogado para defender o seu caso.

Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida. Estamos falando de algo muito sério, caro leitor. É preciso ter consciência do poder das palavras, ou sofreremos todos com as consequências delas.

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

Significado de fofoqueiro
Pessoa que comenta maldosamente sobre a vida de alguém. Quem conta os segredos que lhe foram confiados; falso.

Diante das leis de Deus e dos preceitos da nossa religião católica, a fofoca pode abranger dois pecados: o da maledicência e o da murmuração. Revelar os pecados e os defeitos de uma pessoa para ferir a sua fama e a sua honra significa maledicência.

O que é Babados:
O mesmo que grandes novidades, segredos; especie de fofoca.

Mentiras: 1 drogas, enganos, falsidades, inverdades, farsas, lorotas, balelas.

Falsidade exemplifica um ato enganoso, um sentimento fingido, um comportamento dissimulado, enganoso, com a finalidade de esconder algo, de transformar a realidade. Veracidade é a comprovação daquilo que é verdadeiro, que é confiável, portanto, é o oposto da mentira, da falsidade.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

5 Dicas Para Parar de Falar Mal dos Outros e Se Concentrar na Sua Própria Vida

  1. 1 – Identifique o Motivo Pelo Qual uma Pessoa Te Incomoda. ...
  2. 2 – Coloque-se no Lugar do Outro. ...
  3. 3 – Reflita Sobre as Consequências de Falar Mal dos Outros. ...
  4. 4 – Saiba Diferenciar Comentários de Fofoca. ...
  5. 5 – Fale Diretamente Com a Pessoa.

O brasileiro tem uma compulsão incontrolável à fofoca, mas em Fortaleza, a população vai além dos limites do País.