O que substitui em suma?

Perguntado por: smartins . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Em suma. Sinônimos: em conclusão, em síntese, enfim.

1 acerca de, acima de, além de, ante, ao respeito de, dentro de, depois que, diante de, em cima de, logo que, no encalço de, perante, sobre.

em suma: em resumo.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

"Outrossim" é um elemento de ligação que indica uma relação de adição, isto é, une ideias, argumentos ou opiniões expressas na frase.

O verbo sumir apresenta algumas formas irregulares. Ocorre a troca da vogal u para a vogal o no presente do indicativo e no imperativo: tu somes, ele some, eles somem, some tu.

Significado de Somam
Somam vem do verbo somar. O mesmo que: adicionam, aditam, juntam, reúnem, resumem.

Exemplos do uso de suma importância
“A reunião marcada para quinta-feira é de suma importância para o fechamento do contrato.” “É de suma importância que todas as pessoas pesquisem as propostas dos candidatos a Prefeito da cidade.” “É de suma importância que os documentos sejam inclusos no processo de forma correta.”

preposição Expressa noção de lugar; onde: guardei o livro em casa.Com relação a; em matéria de: especialista em Direito. Caracterização ou modo: o projeto se divide em duas etapas.

1. Usa-se para indicar lugar (ex.: em casa; no cinema). 2. Usa-se para indicar tempo (ex.: em Janeiro ; na próxima semana).

Assim, pode ser substituído por seus equivalentes “finalmente” e “por fim”. Entretanto esse advérbio teve seu significado expandido e assumiu também a função de expressar a conclusão de um pensamento. Então pode ser igualmente substituído por “em suma”, “em síntese”, “por último”, “resumindo”, “concluindo”.

Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.

2 daqui a pouco, em breve, brevemente, breve, em pouco tempo, dentro em breve, dentro de pouco tempo, rapidamente, cedo. Exemplo: Logo, logo vocês serão amigos novamente. Ainda por cima: 3 ainda por cima, ainda para mais, para mais, justamente, precisamente, exatamente, por cúmulo, para culminar.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

Continuar lendo Como utilizar em suma?