O que substitui ATT no E-mail?

Perguntado por: alima . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Caso você escreva "Att", você errou, sabe porque? Se você escreve “At. te” quando quer dizer “atenciosamente” no final de um email, por exemplo, você acertou! Usar atenciosamente na forma extendida seria mais elegante, cortês e culturalmente assentado do que “at.

ABS, que é uma abreviação para "Abraços" é uma alternativa mais descontraída para se despedir no final e-mails corporativos. A sigla é geralmente seguida de vírgula antes da assinatura da pessoa. Outra forma - para evitar o excesso de informalidade, é escrever por extenso: “Abraços”.

Assine com seu nome completo
Essa regra pode ser flexibilizada em algumas situações. Por exemplo, em uma conversa rápida entre colegas de trabalho ou após muitas trocas de e-mail sobre o mesmo assunto. Mas a regra geral é que você deve utilizar seu nome completo sempre.

Atenciosamente, Atenciosamente
Agradecendo sua atenção, subscrevo-me cordialmente.

A abreviatura correta para atenciosamente é At. te ou Atte. Além disso, alguns guias de etiqueta recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo "atenciosamente" em sua forma por extenso, sem usar a palavra abreviada.

(1) cordialmente: «Demonstrando apreço e consideração; com boa educação e gentileza; de modo cordial.» (2) atenciosamente: «Com amabilidade, delicadeza e cortesia; usa-se como fórmula de desfecho em correspondência formal ou comercial, antes da assinatura.»

Att = abreviação de “attention”, “atenção”, o mesmo que “A/C” (ao cuidado de). Agora, prefira sempre escrever por extenso, “Atenciosamente”; ou ainda “Abraços”, em vez do horrível “abs”, nos casos menos formais.

A/C e Att.
para indicar quem é o destinatário. É, assim, sinônima da abreviatura A/C.

“Saudações, ou Olá lá”, (Usado quando não se sabe o nome do destinatário ou quando se envia um e-mail para endereços de e-mail de empresas como “contact@xyz.com”), “Olá (primeiro nome)”, (Isto é menos formal que “Caro” mas mais formal que “Olá”, “Olá a todos”, (No caso de haver múltiplos destinatários).

Algumas saudações comuns são "Prezado/a" e "Caro/a", seguidas do nome do destinatário. Muitas vezes, pode haver uma referência à posição ou à profissão da pessoa, como "Dr(a)." ou "Diretor (a)". Em contextos menos formais, não há problema em saudar o destinatário com um "Olá" ou um "Bom dia".

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]

Vá direto ao ponto e seja específico sobre o que exatamente você está agradecendo. A mensagem deve ser sobre valorizar o cliente. Evite apresentar sua empresa, a menos que esteja fornecendo conteúdo educacional, uma oferta especial ou algo valioso.

Como colocar assinatura no Outlook (clássico)
Selecione “Opções” e, em “Email” vá até “Layout”; Depois, acesse “Assinatura de email”; Na caixa de texto, digite sua assinatura; Quando concluir, clique em “Salvar”.

Confira dicas sobre como usar cada termo. Atente para a posição hierárquica da pessoa destinatária. Se superior a sua, empregue “respeitosamente”. Sendo de nível hierárquico igual, inferior ou nos demais casos, despeça-se com “atenciosamente”.

Atenciosamente é o fecho padrão em comunicações oficiais.

advérbio. 1. De maneira atenciosa (ex.: atende os clientes atenciosamente).

Significado de Cordialmente
Utilizado para expressar gentileza ao encerrar cartas, emails, mensagens - antes da assinatura do autor das mesmas. Etimologia (origem da palavra cordialmente).