O que substitui a vontade de comer doce?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

8 alimentos saudáveis e gostosos para substituir doces

  1. Chocolate amargo. Se a sua maior tentação é o chocolate, dê preferência à versão amarga, com pelo menos 70% de cacau. ...
  2. Frutas assadas. ...
  3. Mingau de aveia. ...
  4. Mix de nozes e castanhas. ...
  5. Frutas secas. ...
  6. Sorvete de frutas caseiro. ...
  7. Uva congelada. ...
  8. Chicletes e balas sem açúcar.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

Reduzir o consumo de açúcar tem um impacto pequeno, mas importante, no peso corporal de adultos, segundo uma revisão de estudos publicada no British Medical Journal. A redução de peso observada pela análise foi de aproximadamente 0,8 kg.

O mineral Cromo estabiliza os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a controlar a ânsia pelas guloseimas doces. Os alimentos ricos em Cromo são: brócolis, cereais integrais, nozes, cogumelo, soja, tomate, cebola, trigo, pão de centeio, ervilha e batata.

Os alimentos integrais e com fibras são outra arma para reduzir a fome naturalmente. “Legumes, verduras (que devem ocupar metade do prato), alimentos integrais, leguminosas, proteínas e frutas devem fazer parte das suas principais refeições”, diz Rosane.

Segundo a nutróloga, após um longo período sem ingerir açúcar refinado, o corpo atinge índices glicêmicos mais estáveis, o que acarreta na melhora da saúde intestinal, pois o alto consumo do açúcar desequilibra a flora e, quando nosso processo digestivo não funciona bem, há maior inflamação, que atua no corpo como um ...

O consumo de açúcar pode fazer com que o cérebro se sinta recompensado, o que pode causar um comportamento compulsivo. Assim, passar um mês sem açúcar ajuda a mitigar este ciclo de consumo exagerado deste doce veneno. O açúcar afeta o cérebro: o alto consumo de açúcar prejudica a cognição e a memória.

O que pode acontecer, principalmente nos primeiros dias, é uma "abstinência" do açúcar. A pessoa pode ter hipoglicemia, tremedeiras, tonturas, enxaquecas, irritação e insônia.

Açúcar e inflamação do organismo
O excesso de açúcar no organismo também está diretamente relacionado ao aumento da inflamação. Isso ocorre porque o açúcar eleva os níveis de substâncias pró-inflamatórias no sangue, como a proteína C-reativa e os leucócitos.

Tá precisando cortar o açúcar? Comece agora com essas 6 dicas simples no dia a dia

  1. 1) Evite o açúcar adicionado.
  2. 2) Pense duas vezes antes de tomar refrigerante.
  3. 3) Aproveite o doce das frutas.
  4. 4) Opte pelo chocolate amargo.
  5. 5) Evite usar molhos e temperos prontos.
  6. 6) Diminua a quantidade de açúcar aos poucos.

O gengibre, assim como o chá verde, pode ajudar a acelerar o metabolismo. Não só isso, mas ele também possui efeitos anti-inflamatórios e pode auxiliar no controle do apetite e na digestão.

Os exercícios físicos ajudam a controlar a compulsão alimentar, pois fornecem uma sensação de prazer e bem-estar. É importante manter a atividade física na rotina para que a compulsão alimentar seja controlada. Além disso, fique atento aos sinais de ansiedade, tristeza e depressão.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  • 1 – Folhas verdes. ...
  • 2 – Proteínas magras. ...
  • 3 – Tofu. ...
  • 4 – Linhaça. ...
  • Leia Mais: ...
  • 5 – Aveia. ...
  • 6 – Farelo de trigo. ...
  • 7 – Maçã

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga. Esses exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, acelerar o metabolismo e queimar calorias, incluindo a gordura subcutânea.

Opções de remédio caseiro

  1. Chá mate com limão. O chá mate ajuda a emagrecer, porque contém cafeína, uma substância com ação ergogênica, estimulando o metabolismo e aumentando a queima de gordura corporal. ...
  2. Suco de limão com gengibre e couve. ...
  3. Smoothie de café ...
  4. Chá verde com gengibre. ...
  5. Sorbet de banana e cacau.

Para desinchar, o nutricionista recomenda um protocolo detox de três dias. Durante o período, é necessário buscar alimentos naturais, cortar açúcar e gordura e caprichar na ingestão de líquidos. O nutricionista critica métodos como restrição alimentar, jejum prolongado ou uso de medicamentos.

Eba! Após três semanas, as oscilações de humor relacionadas ao açúcar diminuem e pode haver redução nas taxas de gordura.