O que substitui a melatonina para dormir?

Perguntado por: loliveira9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Aveia. A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

1. Nozes. As nozes têm grandes quantidades de melatonina.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Tipos de remédio para dormir

  1. Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal e é a responsável pela regulação do ritmo circadiano e do sono. ...
  2. Sedativos. ...
  3. Receptores Agonistas e Receptores Antagonistas. ...
  4. Antidepressivos.

Passiflora incarnata

Um excelente calmante natural é a Passiflora incarnata, também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

O chá que se prepara com cascas de banana contém altos níveis de triptofano, uma substância que ajuda a incrementar os níveis de melatonina; sua ação sedante e anti-inflamatória ajuda a aliviar o estresse e o cansaço, dois fatores associados com os problemas de sono.

Suco de cereja
A fruta é rica em melatonina, e um estudo recente revelou que beber suco de cereja regularmente ou comer cerejas pode ajudar a regular os seus ciclos de sono.

Vitamina B12

Zinco: Usar a suplementação de zinco quando este está abaixo do ideal ajuda a melhorar a qualidade do sono. Em combinação com o astaxantina (um ceto-carotenoide) ocorre ainda, a melhora na latência do início do sono². Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³.

Vitamina B6

Melatonina com Vitamina B6 em cápsulas. Auxilia na manutenção do bem-estar, ajudando na indução e boas noites de sono.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

Comer um pedaço à noite é ideal para relaxar e deitar com pensamentos positivos. A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono. Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência.

É obtido a partir de três espécies de plantas: 1- Oryza sativa Jarrah (uma espécie de arroz); 2- Medicago sativa (popularmente conhecido como Alfafa); 3- e Chlorella vulgaris Beyerinck (Clorela).

Existem alguns relaxantes musculares que podem causar sonolência diurna. Dentre eles, podemos citar: Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.); Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);

Os medicamentos anti histamínicos (como o Polaramine® ou Fenergan®), antivertiginosos e antinauseantes (como o Dramin® ou Plasi®l) são frequentemente utilizados por pessoas com distúrbios do sono.